Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Ex-presidente do Rioprevidência é preso após aportes bilionários no Banco Master

A prisão ocorre no contexto da Operação Barco de Papel, deflagrada pela PF que investiga irregularidades do Rioprevidência no Banco Master.

Por Jonas Souza

03/02/2026 às 15:58 - Atualizado em 24/05/2026 às 15:53

Resumo

O ex-presidente do Rioprevidência, Deivis Marcon Antunes, foi preso pela Polícia Federal após investigações apontarem possíveis irregularidades em quase R$ 1 bilhão investidos em títulos de alto risco do Banco Master. As aplicações teriam colocado em risco o pagamento de aposentadorias e pensões de servidores do Estado do Rio de Janeiro.

Notícias do Brasil  – O ex-diretor-presidente do Rioprevidência, Deivis Marcon Antunes, foi preso nesta terça-feira (3) em uma ação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A prisão ocorreu na Via Dutra, na altura do município de Resende, no sul do estado do Rio de Janeiro, após Antunes desembarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, vindo dos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Leia mais: Motorista de aplicativo é agredido após impedir sexo oral de passageiros dentro de carro; assista

Antunes deixou o comando do fundo de previdência dos servidores estaduais em janeiro deste ano, depois de se tornar alvo de investigações que apuram suspeitas de gestão fraudulenta, desvio de recursos públicos e corrupção.

Investimentos de alto risco sob investigação

Durante a gestão de Deivis Antunes e de outros ex-dirigentes, o Rioprevidência aplicou quase R$ 1 bilhão em Letras Financeiras emitidas pelo Banco Master. Segundo a Polícia Federal, os títulos adquiridos não possuíam cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e apresentavam risco elevado, incompatível com a finalidade previdenciária do fundo.

As investigações se concentram em nove operações realizadas entre 2023 e 2024, que, de acordo com a PF, colocaram em risco os recursos destinados ao pagamento de aposentadorias e pensões de aproximadamente 235 mil servidores públicos estaduais.

Alertas ignorados e decisão do Tribunal de Contas

As aplicações no Banco Master já vinham sendo questionadas há mais de um ano. Em outubro de 2025, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) proibiu o Rioprevidência de realizar novos investimentos vinculados à instituição financeira, apontando indícios de gestão temerária e possível irresponsabilidade administrativa.

PUBLICIDADE

Apesar da decisão, os aportes continuaram sendo alvo de questionamentos internos e externos.

Operação Barco de Papel

A prisão de Antunes ocorre no contexto da Operação Barco de Papel, deflagrada pela Polícia Federal para apurar irregularidades nos investimentos do Rioprevidência no Banco Master.

Além do ex-presidente do fundo, também são investigados o ex-diretor de investimentos Euchério Rodrigues e o ex-gerente de investimentos Pedro Pinheiro Guerra Leal, que deixaram os cargos após o avanço das apurações.

A PF apura crimes como gestão fraudulenta, crimes contra o sistema financeiro nacional, desvio de recursos públicos, fraude a investidores, associação criminosa e corrupção passiva.

Viagem ao exterior e cumprimento da prisão

Segundo a investigação, há indícios de que Antunes tinha conhecimento da possibilidade de uma operação policial. Em meados de janeiro, ele teria evitado sua residência no Rio de Janeiro e deixado o país no dia 15 com destino aos Estados Unidos.

À época, o Rioprevidência informou que a viagem correspondia a férias previamente programadas desde novembro de 2025. Como os mandados iniciais previam apenas buscas e apreensões, Antunes não era considerado foragido.

Com o avanço da operação, a prisão foi efetivada nesta terça-feira.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Polícia

O que se sabe sobre a morte do investigador da Polícia Civil durante operação contra o tráfico em Manaus

Investigador do Denarc foi baleado durante confronto no bairro Alvorada; operação resultou em prisões, apreensão de drogas e morte de um suspeito.

há 3 horas

Manaus

Prefeitura inicia recuperação de 10 complexos viários para reforçar segurança e mobilidade em Manaus

Obras incluem recuperação estrutural, nova pavimentação, sinalização e revitalização com grafites em diferentes regiões da capital.

há 3 horas

Polícia

Homem é preso com drogas e balança de precisão durante ação da PM no Jorge Teixeira

Suspeito de 24 anos foi detido após denúncia de tráfico na zona Leste de Manaus; drogas e materiais usados na comercialização foram apreendidos.

há 4 horas

Polícia

Homem é preso após ameaçar motociclista com pistola na Zona Sul de Manaus

Suspeito, que se apresentou como CAC, foi flagrado com arma, carregadores e munições após intimidar motociclista na Avenida Borba.

há 4 horas

Brasil

Vídeo de Michelle e Bolsonaro de IA: o que marcou lançamento de Flávio à Presidência

Evento em São Paulo reuniu lideranças da direita, discursos contra o PT e marcou o lançamento oficial da campanha do senador à Presidência da República.

há 5 horas