Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Fachin cobra indicação de membros para comissão sobre penduricalhos

Supremo, Congresso e governo articulam regras de transição para pagamento dos chamados “penduricalhos”; julgamento foi adiado para março.

27/02/2026 às 00:00 - Atualizado em 12/04/2026 às 08:14

Resumo 


Presidente do STF, Edson Fachin solicitou que Congresso e governo indiquem representantes para comissão que vai propor regras de transição para o pagamento de verbas extrateto. Proposta deve ser analisada em até 30 dias.

Notícias do Brasil

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin, solicitou nesta quinta-feira (26) que o Congresso Nacional e o governo federal indiquem representantes para compor a comissão responsável por elaborar um regime de transição para o pagamento das chamadas verbas extrateto, conhecidas como “penduricalhos”.

A medida ocorre após reunião entre integrantes do Supremo e lideranças do Legislativo que marcou o início das tratativas para regulamentar o pagamento desses benefícios. A proposta de transição deve ser construída em até 30 dias.


Ofícios enviados aos Três Poderes

Fachin encaminhou ofícios aos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre. Também foram acionados ministros do Executivo, entre eles Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil) e Esther Dweck (Gestão e Inovação).

O objetivo é garantir participação institucional na formulação de critérios que definam como será feita a adequação dos pagamentos às regras constitucionais.


Julgamento adiado para março

O Supremo iniciou nesta quinta-feira o julgamento das decisões que suspenderam o pagamento de penduricalhos nos Três Poderes. No entanto, diante da complexidade do tema, os ministros optaram por adiar a deliberação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A tendência é que o caso volte à pauta no dia 25 de março, quando a Corte deve analisar de forma definitiva as medidas cautelares que interromperam o pagamento de benefícios que, somados ao salário, ultrapassam o teto constitucional de R$ 46,3 mil.


Suspensões anteriores ampliaram debate

No início de fevereiro, o ministro Flávio Dino determinou a suspensão de verbas indenizatórias não previstas em lei que resultavam em remunerações acima do teto. A decisão alcança Judiciário, Legislativo e Executivo, nas esferas federal, estadual e municipal, com prazo de 60 dias para revisão dos pagamentos.

Em medida semelhante, o ministro Gilmar Mendes também determinou a suspensão de pagamentos considerados irregulares a magistrados e membros do Ministério Público.


Regime de transição em discussão

A criação da comissão busca construir um modelo que permita adequação gradual às regras constitucionais, evitando impacto abrupto nas folhas de pagamento enquanto se estabelecem parâmetros definitivos.

O debate envolve equilíbrio entre controle de gastos públicos e segurança jurídica para servidores que recebem benefícios atualmente questionados.

Com a formação da comissão e o prazo de 30 dias para apresentação de proposta, a expectativa é que o STF avance na consolidação de entendimento sobre o tema ainda no primeiro semestre.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

Dia de cão: além da falta de água, moradores da zona Leste de Manaus ficam sem energia em meio a calor extremo

Além da interrupção programada no abastecimento de água, moradores da Zona Leste também denunciaram falta de energia elétrica, agravando a situação na capital.

há 48 segundos

Manaus

Tragédia no Grande Vitória: idoso morre após ser atingido por tronco de árvore em Manaus

Vítima, de 79 anos, não resistiu aos ferimentos após o tronco cair sobre ela; corpo foi encaminhado ao necrotério do Platão Araújo.

há 6 minutos

Política

‘Cavalo de Tróia’: Eleitor de Alberto Neto pode eleger Alessandro Bronze para o Senado

Foi revelado um suposto acordo político para transformar Bronze em senador titular nos próximos anos caso Alberto neto ganhe.

há 24 minutos

Bastidores da Política

Crise na campanha: ex-chefe de gabinete de Lula deixa equipe após empréstimo ligado a investigada da PF

Marco Aurélio Ribeiro, conhecido como Marcola, afirmou que deixou a campanha para evitar desgaste político após a revelação de um empréstimo com empresária investigada na Operação Sem Desconto.

há 35 minutos

Manaus

‘Vai parar tudo amanhã’, diz sindicato após anunciar nova greve dos ônibus em Manaus

Categoria cobra salários e cesta básica em atraso e acusa empresários e políticos de usarem o transporte coletivo como instrumento de disputa.

há 48 minutos