Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Família e amigos dão o último adeus a deputada federal Amália Barros

Michelle Bolsonaro esteve presente no sepultamento da amiga.

13/05/2024 às 19:32 - Atualizado em 10/06/2024 às 14:45

Foi sepultada às 11h desta segunda-feira, 13, a deputada federal Amália Barros (PL) em Mogi Mirim/SP, cidade natal da parlamentar. Estiveram presentes na cerimônia, entre outros políticos, Michelle Bolsonaro, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG) e Abilio Brunini (PL-MT).

Michele Bolsonaro e Amália eram amigas e, juntas, comandavam o PL Mulher com os cargos de presidente e a vice-presidente, respectivamente. A relação de ambas ficou conhecida após Michelle pedir que Amália retirasse a prótese ocular durante um evento do PL Mulher em João Pessoa/PB em julho de 2023. Nos últimos dias, ex-primeira-dama vinha compartilhando o desejo que Amália melhorasse e pedindo orações por ela. Em um evento do partido em Aracaju/SE que Michelle participou após a deputada ter passado pela cirurgia do pâncreas, ela pediu que intercedessem por sua amiga.

PUBLICIDADE

“A nossa deputada Amália Barros, nossa vice-presidente, foi fazer uma cirurgia no pâncreas e está em estado grave. E a dor dela é a nossa dor. E está sendo muito difícil estar aqui hoje”, relata Michelle.

Em sua rede social X (antigo Twitter), Abilio Brunini também pediu que seus seguidores intercedessem por Amália. O vídeo foi feito no sábado, um dia antes da morte da deputada.

Após a anúncio oficial do óbito de Amália no domingo, 12, Arthur Lira, Eduardo Bolsonaro e Nikolas Ferreira compartilharam suas homenagens. Lira relata em sua conta do X que a deputada trabalhou incansavelmente pela classificação da visão monocular como deficiência sensorial.

PUBLICIDADE

O caso trata-se de uma da Lei 14.126/21, proposta por Amália que, ao classificar “visão monocular como deficiência sensorial, estende os mesmos direitos e benefícios previstos para pessoas com deficiência. Uma conquista ímpar para o segmento”, diz Lira. Ainda em 2021, Amália fundou o Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular. Inicialmente homônimo ao seu nome, a fundação fornece assistência social aos monoculares e próteses.

Eduardo Bolsonaro prestou uma homenagem à parlamentar na rede social X “Que tristeza, nunca pensei nessa possibilidade. Talvez por ser tão jovem, meiga e educada você nunca pense que isso possa se passar assim. Ainda com 39 anos deixa como legado lei com seu nome em prol dos deficientes, bem como instituto para cuidá-los. Certamente não será esquecida. Que Deus conforte seu marido Thiago Boava, familiares e amigos neste momento tão difícil”.

Nikolas Ferreira, por sua vez disse ainda “não parecer verdade”. “Fico sentindo que chegarei na câmara, você me cumprimentará com um sorriso, como sempre faz, e isso não passará de um sonho ruim Mas infelizmente não é…Que falta você fará para todos, Amália…Que o Senhor console a vida de sua família. Foi-se uma guerreira”.

Quem foi Amália Barros

Nascida 22 de março de 1985 em Mogi Mirim, cidade do interior paulista, Amália Barros se formou em jornalismo e trabalhou no Grupo Bandeirantes como produtora. Aos 20 anos teve toxoplasmose e perdeu um olho devido à infecção. Após o ocorrido, começou a lutar pela causa das pessoas monoculares, deu início à vida política ativamente em 2022 e foi eleita deputada federal pelo Mato Grosso do Sul, com 70.294 votos.

Amália estava internada desde o dia 1º de maio para a retirada de um nódulo no pâncreas, que descobriu depois de iniciar um tratamento para engravidar. Houve complicações na cirurgia, o que agravou o quadro de saúde e levou a parlamentar a passar por diversos procedimentos médicos. Na madrugada de domingo, 12, ela não resistiu e faleceu aos 39 anos.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Manaus

Incêndio atinge terreno baldio, destrói carro e alcança rede elétrica no bairro Flores

Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência.

há 51 segundos

Eleições 2026

Delegado candidato do PT propõe classificar bolsonarismo como organização terrorista

Delegado Tayah defendeu que o movimento ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro seja enquadrado como organização terrorista e colocou sua candidatura no centro da disputa eleitoral.

há 21 minutos

Eleições 2026

Maria do Carmo fica fora de peças da convenção do PL no Amazonas e ausência amplia sinais de desgaste interno

Deputados estaduais do PL divulgaram convites para a convenção estadual sem a imagem da pré-candidata ao Governo do AM, reforçando especulações sobre falta de unidade na legenda.

há 24 minutos

Mundo

Cuba entra em colapso elétrico e país sofre sétimo apagão nacional em 2026

Novo apagão nacional expõe o agravamento da crise energética enfrentada no país.

há 37 minutos

Mundo

Milei volta a criticar Lula e diz esperar mudança política no Brasil após eleições

Presidente da Argentina afirmou que espera que o Brasil “se pinte de azul” e voltou a fazer críticas ao governo brasileiro durante entrevista à imprensa argentina.

há 48 minutos