Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro, abre ‘vaquinha’ para custear advogados nos EUA

Martins é acusado de participação no suposto plano de golpe de Estado.

14/11/2025 às 02:00

Notícias do Brasil – O ex-assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República no governo de Jair Bolsonaro, Filipe Martins, apontado como integrante do “núcleo 2” da trama golpista, lançou uma campanha virtual de arrecadação de recursos para custear advogados nos Estados Unidos. A iniciativa foi anunciada no último domingo, 9, em publicação no X (antigo Twitter), feita pelo advogado Jeffrey Chiquini.

PUBLICIDADE

Segundo Chiquini, a vaquinha foi criada por um grupo de apoiadores e amigos de Filipe Martins para arrecadar recursos destinados a custear os honorários de advogados criminalistas nos Estados Unidos. Segundo ele, a iniciativa também pretende ajudar nas despesas decorrentes das restrições que o ex-assessor enfrenta “há quase três anos”.

Chiquini disse ainda que todo o valor arrecadado será destinado exclusivamente ao ex-assessor de Jair Bolsonaro e defendeu o engajamento dos apoiadores. Ele afirmou que o objetivo é “levar todos os responsáveis pela fraude no sistema migratório americano à Justiça dos EUA” e pediu que as pessoas “acessem o site, ajudem a divulgar e apoiem com o que puderem”.

Preso preventivamente desde fevereiro de 2024, Filipe Martins passou seis meses detido no Paraná antes de ser autorizado a cumprir prisão domiciliar, decisão tomada diante do risco de fuga ao exterior. A ordem de prisão foi fundamentada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no fato de o nome do ex-assessor constar na lista de passageiros da comitiva do então presidente Jair Bolsonaro, que deixou o Brasil rumo a Orlando em 30 de dezembro de 2022.

Desde então, a defesa de Martins argumenta que, embora seu nome apareça na relação oficial do voo, ele não embarcou e permaneceu no País durante aquele período.

A vaquinha foi anunciada após as recentes decisões do ministro Alexandre de Moraes, do STF. O magistrado havia determinado o afastamento da defesa de Martins por perda de prazo processual, mas recuou da decisão dias depois. O episódio gerou reação de perfis da extrema-direita nas redes sociais, que acusaram o STF de “cerceamento de defesa”.

PUBLICIDADE

Apesar das manifestações, a Procuradoria-Geral da República (PGR) reuniu documentos e depoimentos que, segundo a denúncia, implicam diretamente Martins na tentativa de golpe de Estado.

Uma das principais provas citadas é a reunião de 7 de dezembro de 2022, na qual o então presidente Jair Bolsonaro teria apresentado aos comandantes das Forças Armadas uma minuta de decreto com medidas de exceção, considerada pela Polícia Federal como base jurídica para a execução do golpe.

Martins é réu no STF e será julgado em dezembro, nos dias 9, 10, 16 e 17, junto com outros integrantes do chamado “núcleo 2” da trama golpista, grupo composto por ex-assessores e aliados diretos de Bolsonaro que teriam sido responsáveis por ações de articulação e apoio logístico ao plano.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Brasil

Bolsonaro tem até esta quarta para explicar ao STF suposto descumprimento de medidas cautelares

Defesa do ex-presidente deve responder a Alexandre de Moraes sobre a divulgação de uma carta lida por Flávio Bolsonaro nas redes sociais.

há 11 minutos

Brasil

Nikolas Ferreira rebate Janja e promete barrar votação do PL da Misoginia na Câmara

Deputado criticou declaração da primeira-dama sobre e voltou a defender mudanças no PL que prevê punições para crimes contra mulheres.

há 38 minutos

Brasil

Homem é investigado por convocar adolescentes para “campeonato de p*nheta”

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil do Pará. Após repercussão, suspeito publicou novo vídeo afirmando ter sido uma brincadeira

há 56 minutos

Manaus

Influenciadora trans detona dona do Bar do Armando por ser bolsonarista: “Não tenho empatia nenhuma”

Vídeo publicado nas redes sociais repercutiu após a Justiça suspender temporariamente a ordem de despejo do tradicional estabelecimento no Centro de Manaus.

há 59 minutos

Brasil

Flávio Dino intima 21 partidos para explicar suposta influência na distribuição de emendas parlamentares

Decisão do ministro do STF ocorre após declaração de Valdemar sobre a participação de presidentes de partidos na destinação de recursos.

há 1 hora