Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Fim do marco temporal marca luta pela garantia de direitos dos povos originários, diz ministro

O entendimento da Suprema Corte é que a população indígena tem direito garantido sobre as terras tradicionalmente ocupadas por eles, sendo responsabilidade do governo demarcá-las e protegê-las.

22/09/2023 às 16:54

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, comemorou a derrubada da tese do marco temporal pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “Vitória dos povos indígenas! O STF acaba de formar maioria e derruba a tese do Marco Temporal. Um momento importante marcado pela luta pela garantia dos direitos dos povos originários do nosso país”, escreveu Teixeira em publicação nas suas redes sociais.

PUBLICIDADE

A afirmação do ministro acontece após a anulação pelo Supremo Tribunal Federal da tese do marco temporal, que prevê que populações indígenas podem reivindicar somente terras que comprovadamente ocupavam na data da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988.

O entendimento da Suprema Corte é que a população indígena tem direito garantido sobre as terras tradicionalmente ocupadas por eles, sendo responsabilidade do governo demarcá-las e protegê-las.

O agronegócio defende a constitucionalidade do marco temporal, com base nas 19 condicionantes do julgamento da Raposa da Serra do Sol, e a indenização prévia aos proprietários de terras demarcadas.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

Defensoria oferece divórcio, pensão e outros serviços gratuitos em Caapiranga até sexta (10)

Atendimentos acontecem das 8h às 14h, por ordem de chegada, no Conselho Tutelar do município.

há 16 minutos

Eleições 2026

Governador Roberto Cidade é confirmado como pré-candidato a reeleição

Wilson Lima anunciou oficialmente Roberto Cidade como pré-candidato da Federação União Progressista ao Governo do Amazonas nas eleições de 2026.

há 19 minutos

Amazonas

TCE cobra R$ 13,1 milhões do empresário Otávio Raman Neves Júnior por débito originado ainda no governo Eduardo Braga

O débito originado em processo sobre a prestação de contas da Seinfra de 2009 foi atualizado e chega a mais de R$ 13 milhões.

há 45 minutos

Esporte

Bruno Guimarães fala após pênalti perdido e eliminação do Brasil: ‘A pior dor dos meus 28 anos’

Meio-campista assumiu a responsabilidade pela cobrança defendida contra a Noruega e afirmou que o sonho de conquistar a Copa do Mundo continua vivo.

há 47 minutos

Polícia

Casal vai a júri por atropelamento que matou mãe e filho de 2 anos em Manaus

Ministério Público sustenta que os réus assumiram o risco de matar durante uma aula de direção em via pública.

há 1 hora