Flávio Dino intima 21 partidos para explicar suposta influência na distribuição de emendas parlamentares
Decisão do ministro do STF ocorre após declaração de Valdemar sobre a participação de presidentes de partidos na destinação de recursos.
- O ministro Flávio Dino (STF) determinou que os presidentes nacionais de 21 partidos apresentem explicações em até 10 dias sobre a possível participação das direções partidárias na distribuição de emendas parlamentares.
- A decisão decorre de declarações do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que disse que dirigentes interferem na destinação dos recursos mesmo sem mandato no Congresso.
- Dino pediu que os partidos detalhem como funcionam, na prática, eventuais cotas/reservas/mecanismos de distribuição, quem autoriza o uso das verbas, o fundamento jurídico, a formalização e como os destinos são definidos.
- As respostas devem subsidiar a investigação do STF sobre rastreabilidade e transparência das emendas, que pode levar a novas medidas judiciais se forem identificadas irregularidades.
Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.
- Foto: STF
Notícias do Brasil – O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que os presidentes de 21 partidos políticos apresentem explicações, em até 10 dias, sobre a possível participação das direções partidárias na distribuição de emendas parlamentares. A decisão foi tomada após declarações do presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, que afirmou, em entrevista, que dirigentes das legendas interferem na destinação desses recursos, mesmo sem exercer mandato no Congresso Nacional.
Leia mais: BR-319: ponte sobre o Igarapé Rio Novo terá interdições diárias até agosto para manutenção
PUBLICIDADE
Segundo Dino, caso as afirmações sejam confirmadas, elas representam um fato novo em uma investigação que tramita desde 2021 sobre a execução e a transparência das emendas parlamentares.
Quais partidos foram intimados pelo STF
O despacho alcança os presidentes nacionais das seguintes legendas:
- Avante;
- Cidadania;
- MDB;
- Missão;
- Novo;
- PCdoB;
- PDT;
- PL;
- Podemos;
- PP;
- PRD;
- PSB;
- PSD;
- PSDB;
- PSol;
- PT;
- PV;
- Rede;
- Republicanos;
- Solidariedade;
- União Brasil.
Todos deverão informar ao Supremo como funciona, na prática, a participação das direções partidárias na definição das emendas parlamentares.
O que os partidos terão de explicar
Na decisão, Flávio Dino solicita respostas sobre pontos específicos relacionados à gestão das emendas.
Entre eles estão:
- Se o presidente do partido possui cotas, reservas ou qualquer mecanismo de distribuição de emendas;
- Qual a finalidade e o alcance desse mecanismo, caso exista;
- Quem autoriza a utilização dos recursos;
- Qual é o fundamento jurídico que sustenta essa prática;
- Como esses procedimentos são formalizados;
- Como ocorre, na prática, a definição dos destinos das verbas.
As informações servirão para subsidiar a investigação conduzida pelo STF sobre a rastreabilidade e a transparência dos recursos públicos.
PUBLICIDADE
O que Valdemar Costa Neto declarou
Em entrevista ao portal Metrópoles, Valdemar Costa Neto afirmou que sempre acompanhou a administração dos recursos destinados por emendas e que prefeitos costumam procurá-lo para discutir a melhor aplicação dessas verbas.
Para Flávio Dino, por se tratar do presidente de um dos maiores partidos do país, as declarações têm relevância jurídica e merecem apuração.
Como essa investigação começou
O ministro é relator de processos que investigam possíveis irregularidades na destinação de emendas parlamentares.
Na semana anterior, Dino determinou o bloqueio de bens de Valdemar Costa Neto e do ex-deputado federal Eduardo Cunha, investigados por suposta atuação na indicação de recursos públicos sem exercerem função parlamentar.
Além disso, nesta semana, o magistrado também deu prazo de 30 dias para que as comissões de Saúde da Câmara dos Deputados e do Senado expliquem quais medidas adotaram para ampliar a transparência na execução das emendas.
O que muda a partir de agora
Após o recebimento das respostas dos partidos, o STF deverá analisar se existem mecanismos formais ou informais que permitam a participação dos presidentes das legendas na distribuição das emendas parlamentares. Caso sejam identificadas irregularidades ou práticas sem respaldo legal, as informações poderão subsidiar novas medidas judiciais dentro da investigação.
Experiência Regional
As emendas parlamentares têm impacto direto nos estados e municípios, inclusive no Amazonas, onde grande parte dos investimentos em saúde, infraestrutura, assistência social e obras públicas depende desses recursos federais. Por isso, o debate sobre transparência e rastreabilidade das emendas interessa diretamente a prefeitos, parlamentares e à população, que acompanha a aplicação do dinheiro público em projetos locais.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






