A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Flávio Dino rejeita habeas corpus em favor de Jair Bolsonaro e mantém cautelares

A decisão, tomada de forma monocrática, seguiu entendimento consolidado da Corte, segundo o qual não é cabível habeas corpus.

Por Jonas Souza

26/07/2025 às 21:40 - Atualizado em 05/08/2025 às 00:36

Notícias do Brasil  – O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento a um pedido de habeas corpus apresentado por parlamentares em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão, tomada de forma monocrática, seguiu entendimento consolidado da Corte, segundo o qual não é cabível habeas corpus contra atos de ministros do próprio STF.

PUBLICIDADE

Leia mais: Movimentos de esquerda organizam protestos em frente a embaixadas dos EUA no Brasil contra tarifaço de Trump

O pedido buscava anular medidas cautelares impostas a Bolsonaro no âmbito da Petição nº 14.129/DF, sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes. Os autores alegaram ilegalidades como ausência de foro por prerrogativa de função, suspeição do relator, atipicidade das condutas, falta de contemporaneidade das medidas e questionamentos quanto à validade de provas obtidas no exterior e em redes sociais.

Flávio Dino, no entanto, rejeitou o recurso com base na Súmula 606 do STF, que veda habeas corpus originário contra decisões de Turmas ou do Plenário, aplicando a mesma lógica a decisões monocráticas de ministros. Segundo Dino, o habeas corpus “não se qualifica como instrumento processual hábil a combater ato de Ministro ou órgão fracionário da Corte”.

Outro ponto levantado por Dino foi a falta de autorização expressa do ex-presidente para o ingresso da ação em seu nome. De acordo com o artigo 192, §3º, do Regimento Interno do STF, é vedado propor habeas corpus sem autorização do paciente, especialmente quando este já possui advogados formalmente constituídos no processo.

Com a negativa, o ministro determinou o envio de cópia da decisão ao relator do caso, Alexandre de Moraes, e deu o processo por encerrado. As medidas cautelares impostas a Bolsonaro seguem em vigor e continuam sendo analisadas no contexto das investigações sobre sua conduta após deixar a Presidência da República.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

Michelle Bolsonaro diz a aliados que não desistiu de candidatura

Ex-primeira-dama diz que prioridade é cuidar de Jair Bolsonaro e da família, mas não descarta disputar as eleições de 2026.

há 7 minutos

Amazonas

Entregador fica ferido após ser atropelado por motocicleta no Amazonas

Carlos Eduardo ficou ferido após ser atingido por uma motocicleta em alta velocidade no bairro Tiradentes. O condutor abandonou o local antes da chegada do socorro.

há 8 minutos

Manaus

Vizinhos “saem no soco” com pedaço de pau durante reportagem ao vivo em Manaus

Equipe fazia uma reportagem sobre uma denúncia de maus-tratos a um cachorro quando moradores iniciaram uma briga em plena transmissão ao vivo.

há 29 minutos

Amazonas

Idoso continua desaparecido após naufrágio de canoa que matou duas idosas no interior do Amazonas

Corpo de Bombeiros retomou as buscas nesta quarta-feira (1º) por homem de 70 anos desaparecido no Rio Urubu, em Silves.

há 46 minutos

Polícia

Dupla armada invade mercadinho e rouba mais de R$ 40 mil no interior do Amazonas

Criminosos chegaram de moto, renderam clientes e funcionários e fugiram após ação rápida em estabelecimento na manhã de terça-feira (30). Polícia Civil investiga o caso.

há 1 hora