Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Gilmar Mendes arquiva investigação sobre Aécio Neves por sonegação na campanha de 2014

Segundo os autos, Aécio Neves era investigado por emitir contratos e notas fiscais falsas durante a prestação de contas da campanha presidencial.

25/12/2024 às 15:18

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, determinou nesta terça-feira, 24, o arquivamento de uma investigação contra o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) por suposta sonegação fiscal na campanha presidencial de 2014. A decisão monocrática considerou que o inquérito da Polícia Federal, aberto em 2020, ainda não apresentou qualquer sinalização de desfecho, apontando excesso de prazo na investigação.

PUBLICIDADE

Para o ministro, a autoridade policial ainda não reuniu provas sobre os fatos supostamente praticados há mais de dez anos, na campanha de 2014, que justifiquem o oferecimento de denúncia pelo Ministério Público. “A tramitação do feito por prazo desarrazoado – inquérito em trâmite por mais de cinco anos, para apurar fatos praticados, em tese, há mais de dez anos – importa em flagrante constrangimento ilegal, que deve ser reparado por meio da concessão de habeas corpus”, determinou.

Segundo os autos, Aécio Neves era investigado por emitir contratos e notas fiscais falsas durante a prestação de contas da campanha presidencial de 2014. A autoridade policial estima que o então candidato deixou de declarar despesas estimadas em R$ 2,5 milhões à Justiça Eleitoral. A apuração teve início a partir da delação premiada de Elon Gomes de Almeida, ex-diretor de uma empresa do grupo Qualicorp, que alegou ter feito doações de campanha ocultas para diversos candidatos à Presidência.

Gilmar Mendes considerou que os documentos apresentados pelos advogados de Aécio Neves demonstraram ilegalidades no processo investigatório. O magistrado destacou que a Procuradoria-Geral da República (PGR), que havia reconhecido que a competência do caso não caberia ao Supremo – uma vez que os indícios não estavam relacionados ao mandato de Aécio Neves -, requisitou um Relatório de Inteligência Financeira ao COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).

Para ele, o ato investigativo foi praticado por uma autoridade que não detinha atribuição legal. Além disso, o ministro argumentou que a atuação irregular produziu elementos de prova que, ao lado do depoimento de Elon Gomes de Almeida, estão sendo utilizados pela Polícia Federal como justificativa para o prosseguimento do inquérito.

“A PGR deveria ter se limitado a enviar os autos para as autoridades competentes, sem prosseguir nas investigações. Isso parece ter sido afrontado com a determinação de juntada aos autos de Relatório de Inteligência Financeira (RIF) produzido pelo COAF a pedido da própria PGR, em afronta às regras constitucionais e legais de definição do órgão do Ministério Público com atribuição para atuar na investigação criminal”, considerou.

O ministro também ressaltou que houve um excesso de prazo nas investigações, sem indícios de resolução. A decisão cita que o inquérito foi instaurado em março de 2020 para investigar fatos relacionados à campanha de 2014, sem qualquer sinalização de desfecho do caso. Mendes classificou a demora como um “flagrante constrangimento ilegal”, que deve ser reparado por meio da concessão de habeas corpus.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Brasil

SUS pode oferecer PrEP injetável contra HIV com aplicação a cada dois meses

Ministério da Saúde vai pedir à Conitec a avaliação do cabotegravir para inclusão na rede pública;

há 1 hora

Política

Plinio Valério aumenta em 115% gastos com autopromoção em período pré-eleitoral

Despesas com comunicação, impulsionamento de redes sociais, viagens e estrutura regional cresceram durante o atual mandato do senador amazonense.

há 2 horas

Amazonas

Thaisa Cidade lança movimento feminino em Manaus com participação de cerca de 300 mulheres

“Mulheres com Cidade” reuniu participantes das zonas Norte e Leste da capital e promoveu palestras sobre liderança, comunicação e desenvolvimento pessoal.

há 2 horas

Brasil

Traficantes são condenados a até 28 anos por morte da influenciadora Aline Borel no RJ

Segundo o Ministério Público, Aline Borel dos Santos foi confundida por integrantes do Comando Vermelho com uma informante de milicianos rivais e atraída para uma emboscada em Araruama.

há 3 horas

Amazonas

Família agradece a Wilson Lima pelo Auxílio Estadual e diz que benefício ajuda com gás, remédios e alimentação

Durante visita a Carauari, ex-governador e pré-candidato ao Senado ouviu relatos de beneficiários que afirmam que o Auxílio Estadual.

há 3 horas