Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Gilmar Mendes dispara contra Moro: “não sabia se tigela se escrevia com G ou com J”

Na fala, o decano criticou o que considera um foco excessivo da imprensa sobre o STF.

Por Jonas Souza

27/02/2026 às 17:23 - Atualizado em 12/04/2026 às 08:01

Resumo

Durante evento pelos 135 anos do STF, Gilmar Mendes fez críticas à cobertura da imprensa sobre a Corte e ironizou Sergio Moro. O senador respondeu e acusou ministros de “blindagem”.

Notícias do Brasil  – O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, ironizou o senador Sergio Moro durante discurso na celebração dos 135 anos da Corte, realizada nesta quinta-feira (26), em Brasília.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Leia mais: Gilmar Mendes barra quebra de sigilos de empresa ligada à família de Toffoli

Na fala, o decano criticou o que considera um foco excessivo da imprensa sobre o STF e afirmou que a cobertura recente transmite a ideia de que os principais problemas do país estariam concentrados no tribunal.

Críticas à cobertura da imprensa

Durante o discurso, Gilmar Mendes afirmou que causaria estranhamento a um observador externo a forma como o STF vem sendo retratado.

Segundo ele, se um “alienígena” acompanhasse apenas o noticiário recente, poderia concluir que “todos os problemas do país se restringem ao Supremo” e que a Corte seria “a única instituição brasileira a merecer aprimoramentos”.

O ministro também disse causar “perplexidade” o fato de veículos que exaltaram a Operação Lava Jato não terem feito um “mea-culpa” após abusos posteriormente reconhecidos pela Justiça.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

A ironia dirigida a Moro

Na sequência, Gilmar fez referência direta ao ex-juiz e atual senador. Ele afirmou que “muitos jornalistas importantes, hoje até promovidos, eram ghostwriters de Sergio Moro e companhia”.

Em tom irônico, acrescentou:

“Precisava de ghostwriters porque talvez não soubesse escrever com G ou com J a palavra ‘tigela’.”

A declaração repercutiu no meio político e jurídico.

Em outubro de 2025, a Primeira Turma do STF formou maioria para rejeitar um recurso e manter Moro como réu em um processo por suposta calúnia contra Gilmar Mendes.

A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público Federal após a divulgação de um vídeo, publicado em abril de 2023, no qual Moro teria atribuído ao ministro a prática de crime.

Resposta do senador

Nesta sexta-feira (27), Moro reagiu às declarações. Em nota, o senador criticou integrantes do STF e falou em interferência.

“Parte do STF não aceita sequer um código de ética, quanto mais que um deles seja investigado por suspeitas concretas de ilícito.”

Ele também acrescentou:

“É uma interferência indevida nas ações da CPI do crime organizado. Blindagem todo mundo sabe que se escreve com G.”

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Amazonas

MP pede volta da prisão preventiva de gestante presa com quase 900 kg de drogas em operação que terminou com morte de investigador

Órgão recorre ao Tribunal de Justiça do Amazonas para derrubar decisão que concedeu prisão domiciliar à investigada.

há 3 horas

Brasil

Netanyahu declara apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro em vídeo exibido durante convenção do PL

Primeiro-ministro de Israel enviou mensagem ao candidato do PL durante evento que oficializou sua candidatura à Presidência.

há 4 horas

Eleições 2026

Roberto Cidade promete aumentar Auxílio Estadual para R$ 250 a partir de 2027

Pré-candidato ao Governo do Amazonas fez o anúncio durante agenda política em Novo Airão e também destacou investimentos na cidade.

há 4 horas

Eleições 2026

Convenção de Omar Aziz registra baixa presença de prefeitos do interior do Amazonas

Evento que oficializou a candidatura do senador ao Governo do Amazonas registrou a ausência de gestores de importantes colégios eleitorais.

há 4 horas

Brasil

Fachin reage a Milei e diz que ataque a Moraes foi desrespeitoso e incompatível com a civilidade

Presidente do STF divulgou nota em defesa de Alexandre de Moraes após o presidente da Argentina chamá-lo de “lixo careca”.

há 5 horas