Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Google pede desculpas após emitir alerta falso de terremoto no Brasil

A falha no sistema levou o Google a desativar temporariamente o sistema de alertas no Brasil enquanto investiga o que causou o erro.

Por Natan AMPOST

14/02/2025 às 14:29

Na madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro, moradores dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro foram surpreendidos por um alerta de terremoto enviado pelo sistema de alertas do Android, mas a informação era falsa. A notificação, disparada por volta das 2h da manhã, indicava que um tremor de terra de magnitude de até 5,5 poderia ocorrer, gerando pânico entre os usuários. Em resposta à situação, o Google pediu desculpas aos afetados e afirmou que está investigando o que causou o erro.

PUBLICIDADE

Segundo a gigante da tecnologia, o sistema de alertas de terremotos do Android é projetado para funcionar como uma ferramenta complementar, utilizando a tecnologia dos smartphones Android para detectar sinais sísmicos e alertar rapidamente os usuários. A empresa destacou que o sistema não foi criado para substituir os alertas oficiais emitidos pelas autoridades competentes, como a Defesa Civil. A intenção é fornecer um aviso extra, com base em dados de vibrações detectados em celulares próximos a áreas afetadas.

O alerta falso foi gerado quando o sistema, por motivos desconhecidos, interpretou sinais provenientes de celulares próximos ao litoral de São Paulo e, com isso, enviou uma notificação a usuários de várias localidades da região. A mensagem informava sobre possíveis tremores de diferentes magnitudes, como 4,4 em Ubatuba e 5,5 na Baixada Santista. No entanto, a Defesa Civil de São Paulo não emitiu nenhum alerta e não há registros de qualquer ocorrência relacionada com um terremoto na área.

A falha no sistema levou o Google a desativar temporariamente o sistema de alertas no Brasil enquanto investiga o que causou o erro. A empresa também se comprometeu a revisar seus procedimentos para evitar que o problema se repita no futuro. Além disso, a notificação falsa incluía recomendações sobre como se proteger em caso de um terremoto real, como usar sapatos, verificar as saídas de gás e evitar ficar em áreas com construções danificadas.

Embora o incidente tenha causado desconforto e preocupação, o Google ressaltou que o sistema de alertas tem como objetivo fornecer uma camada adicional de segurança, mas que o alerta oficial, emitido pelas autoridades, sempre deve ser o principal meio de informação e orientação durante um evento sísmico.

O episódio gerou uma série de reações nas redes sociais, com muitos usuários questionando a precisão do sistema de alertas do Android. A empresa garantiu que está trabalhando para corrigir as falhas e restaurar a confiança dos usuários no serviço.

PUBLICIDADE

Neste momento, o sistema de alertas de terremoto do Android permanece desativado no Brasil, enquanto a investigação sobre o incidente segue em andamento.

Leia a nota do Google completa:

“O Sistema Android de Alertas de Terremoto é um sistema complementar que usa celulares Android para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas. Ele não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial. Em 14 de fevereiro, nosso sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região. Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas.”

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Manaus

Carreta com dois tratores derruba poste e interdita avenida na Zona Oeste de Manaus

Um dos equipamentos transportados atingiu a rede elétrica, provocando a queda da estrutura e bloqueando o trânsito no bairro Parque São Pedro.

há 12 minutos

Amazonas

Corpo de menino de 12 anos desaparecido após cair em rio é encontrado em Barreirinha

Rômulo Carneiro de Castro estava desaparecido desde sexta-feira (24); caso segue sob investigação da Polícia Civil.

há 45 minutos

Brasil

Pastor passa mal em motel e é socorrido pelo SAMU em Goiânia

Caso aconteceu no Setor São Francisco e chamou atenção nas redes sociais; estado de saúde não foi divulgado.

há 57 minutos

Amazonas

Miss Itapiranga denuncia retaliação após cobrar abastecimento de água e acusa prefeito de mandar recolher vestido

Segundo Paula Francinete, ela foi impedida de participar da cerimônia de coroação da Miss Itapiranga 2026 após publicar críticas sobre a falta de água em seu bairro.

há 2 horas

Manaus

Jovem morre afogado na praia da Ponta Negra, em Manaus

Vítima teria ultrapassado a área permitida para banho e não resistiu, apesar das tentativas de reanimação realizadas pelo Corpo de Bombeiros.

há 2 horas