Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Governo criará grupo para estudar valor do QAV com intuito de reduzir preço de passagens aéreas

A decisão foi tomada após reunião com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

06/02/2024 às 20:45

Foto: Reprodução

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou na segunda-feira, 5, que vai criar um grupo de trabalho para estudar formas de diminuir os preços das passagens aéreas no Brasil a partir da redução do preço do querosene de aviação (QAV). O grupo terá a colaboração do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

PUBLICIDADE

A decisão foi tomada após reunião com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. De acordo com Silveira, o grupo apoiará estudos que já são realizados pelas pastas em relação ao tema. O objetivo é a democratização das viagens aéreas, segundo o ministro.

“Queremos democratizar a tarifa das passagens aéreas no País, fazendo com que a classe média e as pessoas menos favorecidas voltem a usar os aeroportos, assim como aconteceu nos primeiros mandatos do presidente Lula. E sabemos que o preço do QAV é determinante na composição das tarifas das empresas”, afirmou Silveira.

Auxílio

No último sábado, 3, o ministro Costa Filho (Portos e Aeroportos) havia afirmado que espera fechar um pacote de socorro às companhias aéreas no pós-carnaval. O tema segue em debate com o Ministério da Fazenda em meio ao pedido de recuperação judicial da Gol nos Estados Unidos e a alta no preço das passagens.

PUBLICIDADE

De acordo com o ministro, o pacote de crédito para socorrer as companhias do setor deve ser financiado, em maior parte, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Em entrevista ao Estadão, porém, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou que o banco não abre mão de garantias. “O BNDES não tem como fazer financiamento sem garantias”, afirmou Mercadante. “Nós só emprestamos com garantia ”

O banco de fomento estuda há meses a oferta de uma linha de capital de giro para as aéreas, mas esbarra no problema das garantias.

As empresas chegaram a mencionar slots (espaços em aeroportos) e aeronaves em leasing como opções, mas essa oferta não prosperou.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Tragédia na avenida

Motorista de aplicativo morre após carro invadir pista contrária e atingir van na Avenida do Turismo em Manaus; veja os vídeos

David Marques Taumaturgo, de 41 anos, morreu no local após o veículo atravessar o canteiro central e bater de frente contra uma van que transportava trabalhadores.

há 2 segundos

Brasil

Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode pagar R$ 165 milhões; veja os números sorteados

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 3.041, realizado nesta quinta-feira (6), em São Paulo.

há 8 horas

Manaus

CMM aprova projeto que obriga transparência sobre radares e multas em Manaus

Projeto ainda precisa passar por segunda votação antes da sanção do Executivo.

há 8 horas

Política

Deputados do Republicanos abandonam Omar Aziz e declaram apoio a Roberto Cidade

Aniversário do deputado federal reuniu parlamentares, lideranças evangélicas e comunitárias, marcando novo gesto público de apoio à reeleição de Roberto Cidade.

há 9 horas

Manaus

Prefeito de Manaus Renato Junior declara apoio a Eduardo Braga e define escolha como “parceiro de Manaus”

Prefeito de Manaus afirmou que decisão foi baseada nos investimentos viabilizados para a capital e destacou projetos nas áreas de habitação, infraestrutura e mobilidade urbana.

há 9 horas