A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Governo Federal cria fundo de até R$ 20 bilhões para bancar poupanças de alunos do ensino médio

O fundo está contemplado na medida provisória (MP) 1.198 de 2023, publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União.

28/11/2023 às 15:37

Foto: Reprodução/Internet

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (28) a criação de um fundo com um teto de R$ 20 bilhões para bancar o programa de poupanças destinado aos estudantes do ensino médio, que está sendo desenvolvido pelo Executivo. O fundo está contemplado na medida provisória (MP) 1.198 de 2023, publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União.

PUBLICIDADE

Entretanto, a medida não especifica os montantes. Ela declara que essa determinação será feita posteriormente pelos ministérios da Educação e da Fazenda. O programa de bolsas para o ensino médio é planejado como a principal ação social do governo após a revisão do Bolsa Família.

O governo tem debatido há meses um programa social destinado a diminuir a evasão escolar no ensino médio. As discussões giravam em torno de uma bolsa mensal com uma poupança a ser entregue ao final do ciclo ou anualmente. A MP divulgada hoje não menciona bolsas mensais, apenas a poupança.

O fundo estabelecido pela medida provisória pode ser alimentado por contribuições da União ou iniciativas de empresas estatais ou companhias em que o governo tenha participação minoritária. Além disso, a MP permite que a União inclua nos leilões de óleo e gás uma cláusula que obrigue o vencedor a também contribuir com o fundo. A participação de Estados e municípios também está aberta. A administração ficará a cargo da Caixa Econômica Federal.

O benefício será destinado a estudantes matriculados no ensino médio em escolas públicas e provenientes de famílias registradas no Cadastro Único – um banco de dados governamental que lista famílias de baixa renda elegíveis para programas sociais.

A MP determina que o Ministério da Educação estipule condições para os beneficiários receberem a bolsa. Serão levados em conta a frequência escolar, a aprovação no fim do ano letivo, a matrícula no ano subsequente (salvo no fim do ensino médio), participação nos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e outros testes, além da participação no Enem para os matriculados no último ano.

PUBLICIDADE

A proposta de criar um auxílio financeiro para incentivar estudantes de baixa renda a concluir o ensino médio originou-se da campanha presidencial da atual ministra do Planejamento, Simone Tebet, em 2022. Lula incorporou a proposta ao receber o apoio de Simone no segundo turno.

Medidas provisórias têm força de lei a partir do momento de sua publicação pelo Executivo por até 120 dias. Elas só permanecem válidas se forem aprovadas pelo Congresso dentro desse prazo. O Legislativo pode modificar o projeto durante o processo de tramitação. Os períodos de recesso do Congresso não são contados no prazo.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Mundo

ONU eleva alerta para super El Niño e prevê aumento das temperaturas globais até 2027

Organização Meteorológica Mundial afirma que fenômeno está se fortalecendo no Oceano Pacífico e deve provocar calor recorde e eventos climáticos extremos em diversas regiões do planeta.

há 47 minutos

Amazonas

Sargento da PM é preso suspeito de escoltar mais de 600 kg de drogas no interior do Amazonas

Policial militar foi detido durante operação em Coari. Ao todo, 603 quilos de skunk, armas e munições foram apreendidos; outras seis pessoas também foram presas.

há 1 hora

Esporte

Copa do Mundo 2026: Oitavas de final começam neste sábado; confira os confrontos

Fase eliminatória tem início com dois jogos neste sábado. Brasil entra em campo no domingo contra a Noruega em busca de vaga nas quartas de final.

há 2 horas

Manaus

Motociclista fica ferido após bater em ônibus na zona Sul de Manaus

Testemunhas afirmam que a vítima teria avançado o cruzamento; motociclista foi socorrido pelo Samu e levado ao Hospital 28 de Agosto.

há 3 horas