Governo Federal implementa auxílio de R$ 60 Mil para famílias de crianças com deficiência por Zika
Medida provisória visa apoiar famílias afetadas pela síndrome congênita do vírus.
- (Foto: Divulgação)
O governo federal anunciou uma Medida Provisória (MP) que autoriza o pagamento de R$ 60 mil, em parcela única, às famílias de crianças nascidas entre 2015 e 2024 com deficiência causada pelo vírus Zika. A medida, válida para 2025, busca oferecer suporte às famílias impactadas pela síndrome congênita associada à infecção da mãe durante a gestação.
PUBLICIDADE
Assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Wolney Queiroz Maciel, a MP determina que os pedidos sejam feitos ao INSS. O órgão será responsável por verificar a relação entre a deficiência e a contaminação pelo vírus Zika antes de liberar o pagamento.
O benefício não será contabilizado como parte da renda mínima para programas como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Também é vedada a acumulação com outras indenizações judiciais de mesma natureza.
Apesar de já estar em vigor, a MP terá validade inicial de 60 dias, período no qual deverá ser aprovada pelo Congresso Nacional para se tornar uma lei permanente. A iniciativa reforça o compromisso do governo em oferecer apoio às famílias impactadas por doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como o vírus Zika.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






