Governo Trump cancela visto de embaixadora do Brasil
A medida amplia a tensão diplomática entre os dois países em meio a uma série de atritos recentes.
- O governo dos EUA anunciou a revogação do visto da embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Ribeiro Viotti, em resposta à demora do Brasil em conceder o aval diplomático para que Daniel Perez assuma a embaixada.
- As autoridades americanas disseram que Viotti não foi declarada persona non grata (ela pode permanecer nos EUA), mas precisará solicitar novo visto se sair do país; o visto pode ser restabelecido se o Brasil aprovar o aval para o embaixador indicado.
- A medida ocorre após atritos recentes, incluindo a negativa de vistos pelo Itamaraty a dois diplomatas do Departamento de Estado dos EUA, em meio a acusações sobre uma possível tentativa de questionar o sistema eleitoral brasileiro.
- O Departamento de Estado vinculou as ações à formação de uma equipe diplomática alinhada à política “America First” e afirmou rejeitar interferência estrangeira; Daniel Perez foi indicado por Trump e aguarda confirmação do plenário do Senado.
Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.
- Arte: AM POST
Notícias do Brasil – O governo do presidente Donald Trump anunciou nesta terça-feira (4) a revogação do visto da embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Ribeiro Viotti.
Segundo o Departamento de Estado dos Estados Unidos, a decisão foi tomada em resposta à demora do governo brasileiro em conceder o aval diplomático para que Daniel Perez assuma oficialmente a Embaixada dos EUA no Brasil.
A medida amplia a tensão diplomática entre os dois países em meio a uma série de atritos recentes.
PUBLICIDADE
A embaixadora foi expulsa dos Estados Unidos?
As autoridades norte-americanas esclareceram que Maria Luiza Ribeiro Viotti não foi declarada persona non grata, o que significa que ela pode permanecer em território americano.
No entanto, caso deixe os Estados Unidos, precisará solicitar um novo visto para retornar ao país.
O Departamento de Estado informou ainda que o documento poderá ser restabelecido caso o Brasil conceda o aval diplomático ao embaixador indicado por Washington.
O que motivou o aumento da tensão entre Brasil e EUA?
A decisão ocorre dez dias após o Itamaraty negar vistos a dois diplomatas do Departamento de Estado dos Estados Unidos.
Os servidores foram apontados pelo jornal The Washington Post como integrantes de uma estratégia para questionar o sistema eleitoral brasileiro, acusação negada pelo governo americano.
PUBLICIDADE
Segundo informações divulgadas, o governo brasileiro já esperava alguma forma de retaliação diplomática.
O que disseram as autoridades americanas?
Em nota, o Departamento de Estado afirmou que o presidente Donald Trump está formando uma equipe diplomática alinhada à política “America First” (Estados Unidos em Primeiro Lugar).
O governo americano também declarou rejeitar qualquer tentativa de interferência estrangeira em seus processos internos.
Quem é o embaixador indicado pelos EUA?
O diplomata Daniel Perez foi indicado por Donald Trump para assumir a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em junho deste ano.
Há cerca de duas semanas, a indicação recebeu parecer favorável de uma comissão do Senado norte-americano, mas ainda depende da aprovação do plenário da Casa para ser confirmada.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






