Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Governo Trump envia representante ao Brasil para discutir sanções contra Alexandre de Moraes

Visita de emissário dos EUA é articulada pela família Bolsonaro.

Por Natan AMPOST

03/05/2025 às 09:24

Notícias do Brasil – O coordenador de sanções do Departamento de Estado dos Estados Unidos, David Gamble, desembarcará no Brasil na próxima segunda-feira (5), em uma visita que promete tensionar ainda mais o cenário político e diplomático entre Brasília e Washington. Gamble, atua no governo do presidente Donald Trump e lidera a Office of Sanctions Coordination, vem ao país com uma missão delicada: discutir possíveis sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

PUBLICIDADE

A visita está sendo organizada por aliados de Trump no Brasil, especialmente pelo deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que atualmente está nos Estados Unidos. Em solo brasileiro, Gamble terá reuniões com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e com o ex-presidente Jair Bolsonaro. O encontro deve girar em torno das ações do ministro Alexandre de Moraes, que têm sido criticadas por setores da direita brasileira e norte-americana.

Censura e liberdade de expressão no centro da crise

A motivação principal para as possíveis sanções gira em torno das decisões recentes de Moraes, que determinou o bloqueio de contas de opositores políticos e críticos do STF em plataformas como X (antigo Twitter) e Rumble. Tais ações foram vistas com preocupação por figuras ligadas ao governo Trump, que as interpretam como medidas de censura e perseguição política.

Segundo fontes ligadas à diplomacia norte-americana, a Casa Branca avalia que essas decisões ferem princípios democráticos e colocam em xeque a liberdade de expressão.

PUBLICIDADE

David Gamble, que tem carreira consolidada no serviço diplomático dos EUA e experiência em coordenar medidas de sanção internacional, chega ao Brasil com o objetivo de reunir informações e avaliar a viabilidade de penalidades contra autoridades brasileiras. Além de Moraes, outros nomes em análise incluem juízes auxiliares e o procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Possíveis sanções: entrada barrada e bloqueios financeiros

Entre as punições em debate, está a proibição de entrada nos Estados Unidos para os alvos das sanções. Outra medida cogitada é o bloqueio de bens e ativos financeiros sob jurisdição norte-americana. Isso incluiria restrições para que essas autoridades negociem com empresas e instituições financeiras ligadas aos EUA.

Embora ainda não haja consenso dentro do Departamento de Estado sobre a adoção imediata dessas sanções, a simples articulação do tema já provocou reações no meio diplomático brasileiro. O Itamaraty, até o momento, não se manifestou oficialmente sobre a visita de Gamble.

Importante destacar que, por ora, não estão previstas sanções ao governo federal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As ações seriam focadas exclusivamente em agentes do Judiciário que, segundo a ala trumpista, estariam comprometendo o equilíbrio democrático no Brasil.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Brasil

Lula adota cautela com Lei da Reciprocidade enquanto governo avalia resposta ao tarifaço dos EUA

Presidente quer evitar impactos na economia brasileira antes de aplicar medidas contra a tarifa de 25% imposta pelos EUA sobre produtos nacionais.

há 20 minutos

Eleições 2026

Roberto Cidade inicia pré-campanha e propõe aumentar Auxílio Estadual para R$ 250

Pré-candidato ao Governo do Amazonas lançou a primeira proposta da campanha durante ato na zona Leste de Manaus.

há 37 minutos

Política

Justiça manda retirar Jaildo Oliveira da Câmara de Manaus e determina posse de Sassá da Construção Civil

Decisão da Justiça do Amazonas determina a vacância imediata do cargo de Jaildo de Oliveira Silva e a convocação de Sassá da Construção Civil.

há 1 hora

Brasil

Discussão por muro termina em tragédia: casal é morto a tiros e vizinho acaba preso no DF

Moradores apontam desentendimento entre vizinhos como possível motivação do crime; suspeito tinha histórico de conflitos e foi preso pela Polícia Civil.

há 1 hora

Brasil

Último dia: inscrições para o Fies 2026 terminam nesta sexta-feira; veja quem pode participar

Estudantes têm até as 23h59 para se inscrever gratuitamente no programa de financiamento estudantil do Governo Federal.

há 1 hora