Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Governos terão que divulgar dados de rendimento escolar de alunos e currículo de diretores

A nova regra foi criada com a justificativa de garantir que a população possa acompanhar como o dinheiro público está sendo usado na educação.

18/10/2024 às 20:53

Lei sancionada na quinta-feira, 17, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva determina que o governo federal, Estados e municípios passem a divulgar dados educacionais. O texto estabelece que deve ser dada publicidade a indicadores sobre rendimento escolar, ao número de bolsas de estudo e até mesmo ao currículo de diretores de escolas públicas.

A nova regra foi criada com a justificativa de garantir que a população possa acompanhar como o dinheiro público está sendo usado na educação. Pais e responsáveis também poderão ficar de olho nas escolas dos filhos.

PUBLICIDADE

Adaptações Legais

Para implementar diretrizes de transparência atualizadas, a Lei de Inovação Tecnológica foi revisada, exigindo que a alocação de fundos financeiros em educação seja divulgada. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) também sofreu modificações para enfatizar o acesso à informação educacional como um pilar essencial, uma mudança que impacta diretamente o ensino superior.

A legislação determina que instituições educacionais comunitárias, confessionais e filantrópicas beneficiadas por fundos públicos devem assegurar a não inclusão de dirigentes que sejam membros do Poder Executivo, do Ministério Público, ou que sejam parentes até o terceiro grau desses membros, em suas administrações. Essa medida busca prevenir conflitos de interesse e garantir que essas entidades sigam o mesmo padrão de transparência requerido para as instituições públicas.

Veja o que a nova lei exige divulgar:

PUBLICIDADE

– número de vagas disponíveis e preenchidas por instituição de ensino pública, lista de espera e de reserva de vagas;

– bolsas e auxílios para estudo e pesquisa concedidos aos estudantes, pesquisadores ou professores;
estatísticas relativas a fluxo e rendimento escolar;

– atividades ou projetos de pesquisa, extensão e inovação tecnológica finalizados e em andamento, no caso de instituições de educação superior;

– execução física e financeira de programas, projetos e atividades voltados para a educação básica e superior financiados com recursos públicos, renúncia fiscal ou subsídios tributários, financeiros ou creditícios;

– currículo profissional e acadêmico dos ocupantes de cargo de direção de instituição de ensino e dos membros dos conselhos de educação, observada a Lei Geral de Proteção de Dados;

– pautas e atas das reuniões do Conselho Nacional de Educação e dos conselhos de educação dos estados e do Distrito Federal.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Manaus

TCE-AM apresenta projetos de inteligência artificial à Suframa e avança em credenciamento para pesquisa

Visita técnica reforça parceria entre TCE-AM e Suframa e aproxima Instituto da Corte de Contas do credenciamento para captar recursos.

há 12 minutos

Polícia

Polícia investiga possível participação da esposa de suspeito de aplicar golpes em idosos em Manaus

Segundo a Polícia Civil, mulher teria dado apoio operacional ao suspeito Fabrício Brito da Cunha, que continua foragido.

há 15 minutos

Polícia

Operação Lex Invicta mira grupo suspeito de tráfico de drogas no Amazonas e Acre

Ação integrada cumpriu 38 ordens judiciais em três municípios.

há 28 minutos

Brasil

Justiça Eleitoral condena Lula por propaganda antecipada e aplica multa de R$ 15 mil

Presidente foi condenado pelo TRE-SP após pedir votos para Marina Silva e Simone Tebet durante evento oficial da Presidência.

há 30 minutos