A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Haddad confirma que pretende deixar a Fazenda em fevereiro para atuar na campanha de Lula

Ministro afirma que quer antecipar saída para permitir transição e preparação de documentos do Orçamento de 2026

Por Beatriz Silveira

18/12/2025 às 19:29

(Fonte: Agência Brasil)

Notícias do Brasil –  O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou nesta quinta-feira (18) que pretende deixar o governo em fevereiro, decisão que, segundo ele, está ligada ao desejo de colaborar com a campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026. A declaração foi feita durante um café com jornalistas. Haddad argumentou que a atuação em uma campanha eleitoral é incompatível com as exigências do comando da equipe econômica.

Pela legislação eleitoral, ministros que desejem disputar as eleições de 2026 têm até 3 de abril para deixar seus cargos. Ainda assim, Haddad afirmou que quer sair antes para dar tempo ao sucessor de organizar medidas típicas do início do ano fiscal. Entre os pontos citados, está a preparação da primeira edição de 2026 do Relatório Bimestral de Receitas e Despesas, documento que orienta a execução do Orçamento, prevista para março, além do envio ao Congresso do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2027, com prazo até 15 de abril.

Leia também: Motociclista tem a cabeça esmagada por carreta durante acidente em Manaus; vídeo

Haddad disse que já comunicou seu desejo ao presidente Lula e afirmou que, caso seu pedido seja atendido, uma troca no comando do ministério seria importante para viabilizar sua atuação como colaborador da campanha. Ele também ressaltou que aguardou a aprovação da LDO de 2026, no início do mês, e do projeto que reduz incentivos fiscais, aprovado no Senado na quarta-feira (17), antes de tratar do assunto publicamente.

O ministro não respondeu se pretende ser candidato em 2026.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Amazonas

Vídeo: Princípio de incêndio atinge alegoria do Garantido durante última apresentação no Festival de Parintins

Chamas foram controladas rapidamente por um bombeiro civil e o espetáculo do boi vermelho seguiu sem interrupções no Bumbódromo.

há 8 minutos

Parintins

Festival de Parintins 2026: Caprichoso encerra apresentações exaltando a identidade e a resistência dos povos da Amazônia

Na última noite do festival, boi azul levou à arena o espetáculo “Norte Brasil – Chão de Bravos”, reunindo lendas amazônicas, tradições populares, rituais indígenas e homenagens marcantes.

há 16 minutos

TRÂNSITO EM MANAUS

Manaus terá 17 novos radares eletrônicos a partir de 13 de julho; veja onde serão instalados

Equipamentos vão fiscalizar avanço do sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres e, em um dos pontos, a circulação irregular de veículos pesados.

há 18 minutos

Amazonas

Adolescente morre após mergulho em balneário de Coari; vítima sofreu ataque de piranhas durante o resgate

Jovem de aproximadamente 16 anos desapareceu após saltar de uma árvore às margens do rio. Polícia deve apurar as circunstâncias do acidente.

há 29 minutos

Amazonas

João Paulo Faria leva emoção ao Bumbódromo com tributo à irmã e ao compositor Tadeu Garcia

Amo do Boi Garantido dedicou versos à irmã Anna Sol, morta em 2025, e ao compositor Tadeu Garcia durante a última noite do Festival Folclórico de Parintins.

há 48 minutos