Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Imposto de Renda 2025: 2,9 milhões de contribuintes não entregaram declaração no prazo

A contagem da multa começa a partir do primeiro dia após o encerramento do prazo.

Por Jonas Souza

31/05/2025 às 19:10

Notícias do Brasil – O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda 2025 terminou às 23h59 desta sexta-feira (30). Segundo balanço final divulgado pela Receita Federal neste sábado (31), aproximadamente 43,3 milhões de contribuintes enviaram a declaração dentro do prazo, número abaixo da estimativa de 46,2 milhões.

Leia mais: Vídeo: Vereador de Santa Isabel do Rio Negro é denunciado por amarrar e torturar enteado de 4 anos

PUBLICIDADE

Com isso, cerca de 2,9 milhões de pessoas obrigadas a declarar não entregaram o documento e agora estão sujeitas a multa por atraso. O valor da penalidade é de, no mínimo, R$ 165,74, podendo chegar a até 20% do imposto devido. A multa é calculada em 1% ao mês ou fração sobre o imposto, mesmo que este já tenha sido pago.

A contagem da multa começa a partir do primeiro dia após o encerramento do prazo e se estende até a data de entrega da declaração ou, caso não ocorra, até o lançamento de ofício pela Receita Federal.

O balanço também apontou que:

  • 56,4% das declarações resultaram em imposto a restituir;

  • 22,2% tiveram imposto a pagar;

    PUBLICIDADE
  • 21,2% ficaram sem imposto a pagar ou restituir;

  • 50,3% utilizaram a declaração pré-preenchida;

  • 55,5% optaram pelo modelo simplificado;

  • 6,9% foram retificadoras;

  • 100% informaram rendimentos recebidos em 2024.

A Receita orienta que quem perdeu o prazo regularize a situação o quanto antes para evitar o aumento da multa e outros transtornos.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Política

David Almeida rebate acusação de Marcos Rotta: “Não tem punhalada; o Avante não tem candidato ao Senado”

Candidato ao Governo do Amazonas afirma que Avante não tem candidato ao Senado e diz que apoio a Braga partiu do prefeito de Manaus.

há 3 horas

Manaus

Justiça manda monitorar com tornozeleira homem investigado por perseguir estudante em Manaus

Investigado por stalking está proibido de se aproximar da jovem, de familiares e testemunhas.

há 3 horas

Política

David Almeida confirma participação no primeiro debate para o Governo do Amazonas na Band

Candidato do Avante estará no debate neste domingo (9), com transmissão pela TV, rádio, BandPlay e YouTube.

há 3 horas