Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Indígenas são atacados e pelo menos 10 ficam feridos durante invasão de agricultores

Jagunços invadiram o território fortemente armados e empoleirados em caminhonetes, atirando com munição letal e balas de borracha contra os indígenas.

04/08/2024 às 19:50

Foto: CNN/Reprodução

Ao menos dez indígenas Guarani e Kaiowá ficaram feridos – dois deles, em estado grave – no sábado, 3, após serem atacados por agricultores em Douradina, no Mato Grosso do Sul. Segundo o Conselho Indigenista Missionário Nacional (Cimi), que compartilhou nas redes sociais vídeos do momento do ataque, jagunços invadiram seu território fortemente armados e empoleirados em caminhonetes, atirando com munição letal e balas de borracha contra os indígenas.

O Conselho Indigenista afirma, ainda, que pouco antes do ocorrido, um agente da Força Nacional de Segurança Pública teria avisado os indígenas de que o confronto ocorreria, orientando-os a apenas sair do local.

PUBLICIDADE

“Pega teu povo e sai daqui ou vocês vão morrer”, teria dito o agente.

No momento do ataque, ninguém da Força Nacional estava no local, que é monitorado desde julho pelo risco eminente de conflito.

Procurado, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) não confirmou a suposta fala do agente. Disse, em nota, que o conflito ocorreu dentro da Terra Indígena (TI) Lagoa Panambi e já “está sob controle”.

“As equipes da Força Nacional foram acionadas por volta das 10h de sábado, 3, para conter os ânimos que estavam acirrados entre indígenas e agricultores que permanecem nas imediações do sítio do Cedro”, afirma a pasta. “A situação foi controlada e cada grupo permaneceu em seu acampamento, orientados a não avançarem. O confronto ocorreu no início da tarde, no momento em que a FN fazia o patrulhamento em outra área da mesma região”, diz. “Assim que acionada, a FN chegou no local e cessou o confronto.”

E acrescentou: “A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) tem intensificado a presença na região desde o início de julho, onde permanece até o momento.”

PUBLICIDADE

Segundo o Ministério, desde o ocorrido, a Força Nacional está com todo o efetivo em Mato Grosso do Sul, apoiando o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e o Ministério Público Federal (MPF), que estão intermediando os conflitos. “Os integrantes dos acampamentos estão respeitando os limites estabelecidos pelo MPI e MPF.”

E destacou: “O efetivo mobilizado trabalha com foco na garantia da segurança dos indígenas, com respeito às culturas e evitando qualquer forma de violação dos direitos humanos, e será aumentado a partir destes novos confrontos com efetivo que será deslocado de outros Estados.”

O Estadão procurou o Ministério dos Povos Indígenas e o Ministério Público Federal, mas não obteve resposta até o momento da publicação.

O Conselho Indigenista Missionário Nacional afirma que dois indígenas seguem em estado grave – um levou um tiro na cabeça e o outro, um tiro no pescoço. “Além deles, mais seis feridos foram encaminhados ao Hospital da Vida, em Dourados”, afirma, em publicação no Instagram feita neste domingo, 4.

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) cuidou do pronto-atendimento das vítimas. Duas ambulâncias de terapia intensiva foram enviadas ao local para cuidar dos feridos.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Eleições 2026

Omar Aziz reafirma apoio a Lula e deixa Caiado sem palanque do PSD no Amazonas

Mesmo após o PSD lançar Ronaldo Caiado como pré-candidato à Presidência, senador amazonense confirma apoio à reeleição de Lula.

há 6 horas

Brasil

Moraes autoriza visita da cunhada a Bolsonaro durante exames médicos de Michelle

Ministro do STF permitiu a entrada da irmã de Michelle Bolsonaro na residência para cuidar da filha do casal.

há 7 horas

Brasil

Sérgio Moro é vaiado durante congresso do Partido Missão: “Vendeu o legado da Lava Jato”

Senador do PL foi alvo de críticas do candidato à Presidência Renan Santos durante convenção partidária em São Paulo.

há 7 horas

Brasil

Novo presidente do STJ diz que juiz com posição política está na profissão errada

Ministro eleito para comandar o STJ defendeu imparcialidade da magistratura e quarentena para juízes e promotores.

há 7 horas

Brasil

Estátua gigante do Diabo, avaliada em mais de R$ 100 mil, é inaugurada no Ceará

Monumento foi construído em um templo de Quimbanda e reacendeu debates sobre liberdade religiosa e intolerância.

há 8 horas