Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Investigação aponta acesso indevido a dados fiscais de esposa de Moraes

O caso também envolve o filho de outro ministro da Corte, que teria tido sua declaração de Imposto de Renda consultada de forma irregular.

Por Jonas Souza

17/02/2026 às 13:53 - Atualizado em 18/05/2026 às 18:39

Resumo


Acesso não autorizado a dados fiscais da esposa do ministro Alexandre de Moraes e do filho de outro integrante do STF está sob investigação. A suspeita envolve servidor do Serpro cedido à Receita Federal, e o caso terá desdobramentos nas esferas administrativa e criminal.

Notícias do Brasil O sigilo fiscal da advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, foi acessado sem autorização, segundo apuração recente. O caso também envolve o filho de outro ministro da Corte, que teria tido sua declaração de Imposto de Renda consultada de forma irregular.

PUBLICIDADE

Leia mais: Jair Bolsonaro tem indisposição e é atendido na Papuda

Suspeita envolve servidor do Serpro

As investigações indicam que o acesso indevido pode ter sido realizado por um servidor do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública responsável por soluções tecnológicas do governo federal, que estava cedido à Receita Federal do Brasil.

A suspeita é de que o servidor tenha consultado os dados fiscais sem qualquer justificativa funcional ou autorização judicial.

Apuração foi determinada por Moraes

Diante das suspeitas, Alexandre de Moraes determinou que a Receita realizasse uma varredura completa nos registros de acesso aos sistemas fiscais. A ordem incluiu a verificação de qualquer consulta ou tentativa de acesso envolvendo os atuais integrantes do STF, além de seus familiares diretos — como esposas, filhos, irmãos e ascendentes.

PUBLICIDADE

O relatório com os resultados da auditoria deverá ser apresentado após o Carnaval.

Duas frentes de investigação

As quebras de sigilo já identificadas serão analisadas em duas esferas distintas. No âmbito administrativo, podem resultar em sanções disciplinares aos envolvidos. Já na esfera criminal, caberá à Polícia Federal apurar eventual prática de crime, como violação de sigilo funcional.

A investigação também busca esclarecer se o acesso às informações foi encomendado para posterior repasse ou comercialização a terceiros.

Relação com o inquérito das fake news

O caso está inserido no contexto do inquérito que apura ataques coordenados contra ministros do STF nas redes sociais. A investigação procura identificar possíveis origens de vazamentos envolvendo informações que relacionam o nome de Moraes ao Banco Master.

Viviane Barci de Moraes firmou contrato com a instituição financeira ligada ao empresário Daniel Vorcaro, fato que passou a ser alvo de questionamentos públicos. Moraes nega qualquer irregularidade envolvendo a atuação de sua esposa.

As apurações seguem em curso e devem avançar após a conclusão do relatório técnico solicitado pelo ministro.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Manaus

Unidades Móveis de Saúde da Mulher mudam de endereço em Manaus; veja os locais de atendimento

Carretas da Semsa oferecem consultas, exames, mamografias e atendimento pré-natal em cinco pontos da capital.

há 17 minutos

Esporte

Espírito esportivo: Vini Jr. parabeniza Haaland após eliminação do Brasil e atitude viraliza nas redes

Atacante brasileiro cumprimentou o astro da Noruega na zona mista após a partida, e o gesto de fair play foi amplamente elogiado.

há 1 hora

Brasil

Neymar indica aposentadoria da Seleção após eliminação na Copa

Camisa 10 deu sinais de que pode ter disputado sua última partida pelo Brasil após a derrota para a Noruega nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026.

há 2 horas

Esporte

Ancelotti defende Bruno Guimarães após pênalti perdido

Após a eliminação do Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, técnico italiano explicou por que escolheu o meia para a cobrança do pênalti e afirmou que o Brasil inicia um novo ciclo visando 2030.

há 2 horas

Polícia

Corpo de homem é encontrado em ‘matagal’ após moradores sentirem forte odor no Amazonas

Vítima foi localizada na noite deste domingo (5) entre os bairros São Cristóvão e Santo Antônio; Polícia Civil investiga o caso.

há 3 horas