A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Janeiro terá bandeira tarifária verde; patamar não era alcançado há 8 meses

Condições favoráveis nos reservatórios reduzem uso de termelétricas e aliviam o bolso do consumidor em janeiro

Por Natan AMPOST

27/12/2025 às 08:30

Notícias do Brasil – A conta de energia elétrica dos brasileiros começará 2026 sem cobrança adicional. A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou que a bandeira tarifária válida para janeiro será verde, o que significa ausência de taxa extra nas faturas. O patamar não era registrado desde abril e indica melhora nas condições de geração de energia no País.

PUBLICIDADE

A decisão reflete o cenário observado nos últimos meses, especialmente em novembro e dezembro, quando houve manutenção dos níveis de chuvas e dos reservatórios das usinas hidrelétricas, mesmo com precipitações abaixo da média histórica em algumas regiões. Esse equilíbrio foi suficiente para reduzir o acionamento das usinas termelétricas, que têm custo de produção mais elevado.

Segundo a Aneel, o menor uso das termelétricas impacta diretamente o custo da energia gerada no Sistema Interligado Nacional. Com isso, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza um momento mais favorável para o setor elétrico, repassando ao consumidor o alívio no valor final da conta.

Leia mais: Conta de energia ficará mais cara a partir de julho graças ao sistema de bandeiras tarifárias implementado por Eduardo Braga

O mecanismo de bandeiras tarifárias funciona como um indicador mensal das condições de geração de energia no Brasil. Quando a bandeira está verde, não há acréscimos na tarifa. Já as bandeiras amarela e vermelha indicam custos adicionais, aplicados quando o sistema precisa recorrer a fontes mais caras para atender à demanda.

Criado em 2015, o sistema tem como objetivo tornar mais transparente a relação entre custo de produção e preço pago pelo consumidor. Ao informar mensalmente a situação da geração, o modelo permite que a população compreenda melhor as variações na conta de luz e adote, quando necessário, medidas de consumo consciente.

PUBLICIDADE

De acordo com dados da Aneel, desde a implementação do sistema de bandeiras tarifárias, o País acumulou uma economia estimada em R$ 12,9 bilhões em juros evitados. Esse valor decorre da redução da necessidade de empréstimos ao setor elétrico em períodos de maior custo de geração, diminuindo o impacto financeiro ao longo do tempo.

Especialistas do setor avaliam que a bandeira verde em janeiro tende a trazer previsibilidade para consumidores residenciais e para o setor produtivo, especialmente após meses marcados por oscilações climáticas e incertezas no cenário hidrológico. Ainda assim, a agência reforça que o acompanhamento das condições climáticas segue sendo fundamental para a definição das bandeiras nos meses seguintes.

A Aneel destaca que fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o comportamento do consumo continuarão sendo determinantes para a manutenção da bandeira verde ao longo de 2026. Enquanto isso, janeiro começa com uma notícia positiva para o bolso do consumidor e para o planejamento financeiro das famílias.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Polícia

Veja vídeo: Polícia prende quatro suspeitos de ataque à casa de PM em Manaus

Prisões ocorreram nas zonas Leste e Norte da capital. Armas, drogas e veículos utilizados na ação criminosa foram apreendidos durante a operação.

há 6 minutos

Parintins

VÍDEO: Isabelle Nogueira é filmada em clima de despedida nos bastidores do Garantido

Cunhã-poranga do Garantido reuniu a equipe antes da última apresentação de 2026, agradeceu pelos anos de parceria e fez um discurso que foi interpretado como um possível adeus à arena do Bumbódromo.

há 26 minutos

Esporte

Supercomputador aponta Brasil com quase 70% de chance de avançar às oitavas da Copa do Mundo 2026

Levantamento da Opta simulou 10 mil cenários para projetar os confrontos da segunda fase; Argentina aparece com o maior favoritismo entre todos os duelos.

há 1 hora

Parintins

Isabelle Nogueira será homenageada pelo Garantido na última noite do Festival de Parintins

Cunhã-poranga se emocionou ao descobrir que inspirou uma das principais alegorias da apresentação deste domingo (28).

há 1 hora

Polícia

Vigilante é rendido e amarrado por criminosos durante assalto no bairro Parque 10 em Manaus

Grupo com sete criminosos invadiu o local durante a madrugada, roubou equipamentos, bebidas e fugiu em um caminhão de pequeno porte.

há 1 hora