A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Janja pede urgência na regulamentação das redes após morte de criança

Janja lamentou a tragédia e reforçou que episódios como esse demonstram a necessidade de regras claras para o funcionamento das redes sociais.

Por Beatriz Silveira

16/04/2025 às 15:37

Notícias do Brasil – A primeira-dama Janja Lula da Silva utilizou suas redes sociais nesta terça-feira (15/04) para defender a regulamentação urgente das plataformas digitais, após a morte da menina Sarah Raíssa Pereira de Castro, de apenas 8 anos. A criança faleceu após inalar desodorante durante um desafio viral amplamente divulgado no TikTok.

PUBLICIDADE

Em uma publicação no Instagram, Janja lamentou a tragédia e reforçou que episódios como esse demonstram a necessidade de regras claras para o funcionamento das redes sociais. “Sarah morreu por conta de um desafio absurdo disseminado na internet. Precisamos repensar o mundo que estamos construindo. A regulamentação das redes é urgente, urgentíssima”, afirmou.

A menina deu entrada no Hospital Regional de Ceilândia (DF) na quinta-feira (10), mas não resistiu aos efeitos da inalação do aerossol e teve morte confirmada no domingo (13). De acordo com a Polícia Civil, Sarah foi encontrada desacordada em casa, com um frasco de desodorante nas mãos. A família acredita que ela tenha tentado realizar o “desafio do desodorante”, prática que circula entre crianças e adolescentes nas redes, consistindo em inalar o produto por longos períodos — o que pode causar asfixia e danos graves à saúde.

A fala de Janja ocorre em meio ao crescente debate sobre a responsabilização das plataformas digitais e o papel do Congresso Nacional na criação de leis que impeçam a disseminação de conteúdos perigosos para o público infantojuvenil.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Manaus

Amazonas Fan Fest reúne torcedores no Largo de São Sebastião para Brasil x Escócia

Evento gratuito contará com shows, DJ e transmissão ao vivo da partida decisiva da Seleção Brasileira.

há 6 horas

Manaus

Superaquecimento de ar-condicionado provoca princípio de incêndio em residência na zona norte de Manaus

Moradores conseguiram deixar o imóvel a tempo e o fogo foi controlado antes de atingir outras áreas da residência.

há 6 horas

Desaparecidos

Polícia Civil divulga imagens de quatro crianças e adolescentes desaparecidos em Manaus

Casos foram registrados em diferentes regiões da cidade e mobilizam investigações da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente.

há 7 horas

Amazonas

Projeto Água Boa oferece água potável gratuita para moradores e turistas em Parintins

Estrutura da Defesa Civil garante até 5 mil litros de água por dia durante o festival na Ilha Tupinambarana.

há 7 horas

Amazonas

Troca de alimentos por pulseiras da Festa dos Visitantes movimenta Parintins

Acesso ao evento será garantido mediante entrega de alimentos não perecíveis até o dia 25 de junho.

há 7 horas