Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Jornalista José Roberto Guzzo morre aos 82 anos

Colunista icônico da revista Veja e cofundador da Oeste, deixa legado marcante na imprensa brasileira.

Por Hugo Guimarães

02/08/2025 às 08:29

Foto: Reprodução

Notícias do Brasil Morreu na madrugada deste sábado, 2 de agosto de 2025, o jornalista José Roberto Dias Guzzo, mais conhecido como J.R. Guzzo, aos 82 anos, vítima de um infarto ocorrido por volta das 5h em sua casa, na capital paulista.

PUBLICIDADE

Reconhecido como um dos nomes mais influentes do jornalismo nacional, Guzzo teve uma trajetória sólida: foi diretor de redação da revista Veja entre 1976 e 1991, período em que a publicação alcançou recordes de circulação e lançou sua edição paulista. Também liderou a revista Exame, integrou o conselho editorial da Abril e foi colunista de veículos como O Estado de S. Paulo, Gazeta do Povo e o jornal O Tempo.

Além disso, foi um dos fundadores da revista digital Oeste, onde atuava como colunista e membro do conselho editorial até os últimos dias. Nas páginas da revista, recebeu homenagens à altura de sua influência: “o melhor de todos nós partiu depois de contribuir decisivamente para o sucesso da revista”.

Formado em jornalismo em São Paulo, Guzzo também foi correspondente internacional em cidades como Paris e Nova York. Cobriu eventos históricos como a visita do presidente Nixon à China e a guerra do Vietnã.

Leia mais: Homem morre baleado após perseguição no Amazonas

Reconhecido por seu estilo claro, direto e por vezes contundente, J.R. Guzzo assinou colunas por décadas e tornou-se uma voz influente no debate político e econômico. Sua carreira foi marcada por posicionamentos firmes, incluindo críticas incisivas ao STF e ao governo, o que levou à sua saída da Veja em 2019, após um texto não ser publicado pela revista.

Seu falecimento marca o fim de uma era no jornalismo opinativo brasileiro. Aos familiares, colegas e leitores, fica a memória de um escritor que contribuiu decisivamente para moldar o jornalismo moderno e a opinião pública no país.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

Influenciador divulga suposta mensagem de Vini Jr. e diz ter sido ameaçado de processo

Rafael Murmura afirma ter recebido mensagem do atacante da Seleção Brasileira após publicar acusações sobre o pênalti não cobrado.

há 9 minutos

Manaus

Justiça suspende remoção dos flutuantes no Tarumã-Açu e operação permanece paralisada em Manaus

Decisão da Vara Especializada do Meio Ambiente mantém suspensa a retirada das estruturas.

há 19 minutos

Manaus

Renato Júnior elege Águas de Manaus como principal alvo da gestão e multas contra concessionária já somam quase R$ 9 milhões

Motociclista fraturou o braço após cair em trecho de obra com asfalto mal recomposto.

há 47 minutos

Brasil

Caminhão de Amado Batista invade casas e barbearia após descer desgovernado em Goiânia

Veículo utilizado em granja leiteira do cantor atingiu dois imóveis e um estabelecimento comercial; apesar da destruição, ninguém ficou ferido.

há 1 hora

Brasil

Flávio Bolsonaro lê carta de Jair Bolsonaro e faz apelo por união após crise com Michelle

Ex-presidente pede que aliados deixem divergências de lado e reforça apoio à pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência da República.

há 2 horas