
Juíz é afastado após envolvimento em suposto esquema de vendas de sentenças-Foto: Divulgação
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou, na sexta-feira (11/10), o afastamento do juiz Ivan Lúcio Amarante, da Comarca de Vila Rica, localizada a 1.269 km de Cuiabá. O magistrado é investigado por suposto envolvimento em um esquema de venda de sentenças, desvendado após a apreensão do celular do advogado Roberto Zampieri, que foi assassinado em dezembro do ano passado no Bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá.
A investigação que resultou no afastamento de Ivan Lúcio é parte de um desdobramento maior, que já havia afastado outros dois magistrados. Em agosto deste ano, os desembargadores João Ferreira Filho e Sebastião de Moraes Filho também foram suspensos de suas funções, após indícios de que teriam participação no mesmo esquema.
PUBLICIDADE
O caso ganhou notoriedade após a apreensão do celular de Zampieri, que, segundo as autoridades, continha informações comprometedoras que revelaram detalhes do esquema de corrupção no Judiciário. O afastamento de Ivan Lúcio foi considerado necessário para garantir a imparcialidade e continuidade das investigações.
O CNJ reforçou que o afastamento é preventivo e visa preservar a integridade das apurações, sem prejuízo ao direito de defesa dos envolvidos.