Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Juíza que gritou com testemunha durante audiência pede afastamento para tratar transtorno bipolar

O pedido foi concedido e é válido por 15 dias, segundo o tribunal.

30/11/2023 às 21:41

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A juíza substituta Kismara Brustolin, do Tribunal Regional do Trabalho da 12º Região (TRT-12), de Santa Catarina, que gritou com uma testemunha que não a chamou de “Excelência” durante depoimento na Vara de Trabalho de Xanxerê, pediu afastamento para tratamento de saúde por transtorno bipolar. O pedido foi concedido e é válido por 15 dias, segundo o tribunal.

Antes, o TRT-12 já havia informado que apura os fatos envolvendo a juíza e que ela ficaria afastada até o fim do procedimento interno. “A suspensão da realização de audiências deverá ser mantida até a conclusão do procedimento apuratório de irregularidade ou eventual verificação de incapacidade da magistrada, com o seu integral afastamento médico”, informou o tribunal.

PUBLICIDADE

Kismara Brustolin será alvo de uma investigação interna e de outra, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para apurar irregularidades na sua conduta.

De acordo com o jornal O Globo, não é a primeira vez que a magistrada é afastada dos serviços no tribunal por questões médicas. A publicação diz que a juíza vem de uma série de afastamentos para tratamento de saúde. De 2014 a 2021, segundo o jornal, Brustolin apresentou atestados frequentes, de 30 dias cada um, em média, por doença de transtorno bipolar. Foram, em média, três atestados de 30 dias por ano, durante oito anos. Desde janeiro de 2022, porém, havia o diagnóstico de estabilização da doença.

A investigação sobre Kismara Brustolin foi aberta após viralizar nas redes sociais a gravação na qual a magistrada grita com um homem, que prestava depoimento como testemunha. Irritada, a juíza desconsidera o depoimento.

Kismara Brustolin, juíza que gritou com testemunha em SC, ganha R$ 33 mil por mês

PUBLICIDADE

Juíza que gritou com testemunha recebeu R$ 297 mil em salários e penduricalhos neste ano

Vídeo da audiência mostra a juíza exaltada. Ela exige da testemunha tratamento reverencial. “Eu chamei sua atenção. O senhor tem que responder assim: ‘O que a senhora deseja, Excelência?’ Responda, por favor.”

O homem demonstra não ter entendido o que aconteceu. Em seguida, a magistrada adverte: “O senhor não é obrigado, mas se o senhor não disser isso o seu depoimento termina por aqui e será totalmente desconsiderado”, avisa. Ela o chama de ‘bocudo’.

Em seguida, Kismara Brustolin determina que a testemunha seja removida da audiência virtual. Ela afirma ao advogado: “Eu desconsiderei o depoimento desta testemunha porque faltou com a educação. Se o senhor quer registrar os protestos eu aceito e, depois, o senhor pode recorrer, fica no seu direito. Ele (testemunha) não cumpriu com a urbanidade e a educação.”

O Estadão também pediu um posicionamento da magistrada via assessoria de imprensa do TRT, mas não obteve retorno até a publicação deste texto.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Eleições 2026

Wilson Lima promete penas mais severas para crimes contra mulheres e defende castração química

Candidato ao Senado pelo Amazonas afirma que pretende endurecer a legislação contra feminicídio, estupro e crimes graves cometidos por menores.

há 12 minutos

Polícia

Homem agride e estupra ex-companheira após jogo online ser desconectado e é preso no Amazonas

Suspeito de 34 anos estava foragido após crime ocorrido no Pará e foi capturado dentro de uma embarcação assim que chegou ao porto de Benjamin Constant.

há 16 minutos

Manaus

Oferta de internet da Vivo vira alvo de investigação do MP-AM por suspeita de publicidade enganosa

Inquérito apura possível publicidade enganosa na oferta de banda larga por fibra óptica e suspeita de uso indevido de dados de consumidores em Manaus.

há 26 minutos

Manaus em chamas

Incêndio de grandes proporções atinge área de mata próxima à Avenida das Torres em Manaus

Chamas foram registradas na noite desta terça-feira (11), atrás de um posto de combustíveis e próximo a um centro comercial.

há 1 hora

Disputa ao Senado

“Ficaria com as barbas de molho”: Henrique Oliveira alerta Alberto Neto sobre escolha de Bronze como suplente ao Senado 

Ex-vice-governador questionou a escolha de Alessandro Bronze e levantou dúvidas sobre os motivos que levaram o candidato ao Senado a colocá-lo como primeiro suplente.

há 1 hora