Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Justiça da Itália adia novamente decisão sobre extradição de Carla Zambelli

Zambelli participou da sessão, que foi realizada a portas fechadas, sem acesso da imprensa.

Por Jonas Souza

20/01/2026 às 18:55

Resumo 

A Justiça da Itália adiou mais uma vez a decisão sobre a extradição da ex-deputada Carla Zambelli para o Brasil. A defesa alega risco de violação de direitos humanos no sistema prisional brasileiro, e uma nova audiência foi marcada para fevereiro.

PUBLICIDADE

Justiça italiana adia novamente decisão sobre extradição de Carla Zambelli

A Corte de Apelação de Roma decidiu, nesta terça-feira (20), adiar pela terceira vez a análise do pedido de extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), condenada no Brasil por envolvimento na invasão hacker aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A nova audiência está prevista para ocorrer em fevereiro.

Zambelli participou da sessão, que foi realizada a portas fechadas, sem acesso da imprensa.

Defesa cita direitos humanos para barrar retorno ao Brasil

Durante a audiência, os advogados da ex-parlamentar argumentaram que a penitenciária onde Zambelli cumpriria pena no Brasil — a Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia — não garantiria condições adequadas de respeito aos direitos humanos.

Atualmente, Carla Zambelli está detida no presídio feminino de Rebibbia, em Roma, enquanto aguarda a definição do processo de extradição.

PUBLICIDADE

Outro ponto levantado pela defesa foi um pedido formal para a substituição dos magistrados responsáveis pelo caso. Segundo a Corte, a solicitação deverá ser protocolada no prazo de até três dias.

Caso a troca dos juízes seja aceita, todo o processo de análise da extradição poderá ser reiniciado, com a realização de uma audiência exclusiva para o caso de Zambelli, diferente do modelo atual, em que vários processos são analisados na mesma sessão.

Possibilidade de novos recursos na Justiça italiana

Mesmo que a Corte de Apelação de Roma venha a autorizar a extradição, a ex-deputada ainda poderá recorrer à Corte de Cassação, instância máxima do Judiciário italiano, o que pode prolongar ainda mais a tramitação do caso.

Carla Zambelli foi condenada em dois processos já transitados em julgado no Brasil. O primeiro resultou em pena de 10 anos e 8 meses de prisão, por participação na invasão hacker ao sistema do CNJ. O segundo prevê 5 anos e 3 meses de prisão, por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, após episódio ocorrido às vésperas das eleições de 2022.

Em dezembro, a ex-deputada renunciou ao mandato parlamentar após decisão do Supremo Tribunal Federal que anulou a votação da Câmara dos Deputados que havia mantido seu cargo.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

Começa hoje financiamento de motos e bicicletas elétricas pelo Move Brasil; veja quem pode participar

Programa oferece crédito com juros reduzidos e até quatro anos para pagamento a entregadores, mototaxistas e outros profissionais do transporte.

há 29 minutos

Eleições 2026

União Progressista marca convenção para oficializar Roberto Cidade ao Governo e Wilson Lima ao Senado

Evento será realizado no dia 4 de agosto, em Manaus, e também homologará candidaturas da federação para deputado federal e estadual.

há 33 minutos

Polícia

Vídeo mostra buraco de tiro em homem morto durante ataque criminoso no Amazonas

Vítima chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Autor do crime fugiu após os disparos.

há 50 minutos

Amazonas

Incêndio destrói duas casas e atinge outros imóveis durante a madrugada em Manacapuru

Corpo de Bombeiros mobilizou seis militares e duas viaturas para conter as chamas; ninguém ficou ferido.

há 1 hora

Amazonas

Polícia procura empresário suspeito de matar ex-funcionário em Manaus

Segundo a Polícia Civil, principal suspeito do homicídio teria deixado o Brasil após o crime; investigação apura uso de aeronave associada a familiar do vereador Eurico Tavares.

há 2 horas