Justiça da Itália adia novamente decisão sobre extradição de Carla Zambelli
Zambelli participou da sessão, que foi realizada a portas fechadas, sem acesso da imprensa.
- Foto: Agência Câmara
Resumo
A Justiça da Itália adiou mais uma vez a decisão sobre a extradição da ex-deputada Carla Zambelli para o Brasil. A defesa alega risco de violação de direitos humanos no sistema prisional brasileiro, e uma nova audiência foi marcada para fevereiro.
PUBLICIDADE
Justiça italiana adia novamente decisão sobre extradição de Carla Zambelli
A Corte de Apelação de Roma decidiu, nesta terça-feira (20), adiar pela terceira vez a análise do pedido de extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), condenada no Brasil por envolvimento na invasão hacker aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A nova audiência está prevista para ocorrer em fevereiro.
Zambelli participou da sessão, que foi realizada a portas fechadas, sem acesso da imprensa.
Defesa cita direitos humanos para barrar retorno ao Brasil
Durante a audiência, os advogados da ex-parlamentar argumentaram que a penitenciária onde Zambelli cumpriria pena no Brasil — a Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia — não garantiria condições adequadas de respeito aos direitos humanos.
Atualmente, Carla Zambelli está detida no presídio feminino de Rebibbia, em Roma, enquanto aguarda a definição do processo de extradição.
PUBLICIDADE
Outro ponto levantado pela defesa foi um pedido formal para a substituição dos magistrados responsáveis pelo caso. Segundo a Corte, a solicitação deverá ser protocolada no prazo de até três dias.
Caso a troca dos juízes seja aceita, todo o processo de análise da extradição poderá ser reiniciado, com a realização de uma audiência exclusiva para o caso de Zambelli, diferente do modelo atual, em que vários processos são analisados na mesma sessão.
Possibilidade de novos recursos na Justiça italiana
Mesmo que a Corte de Apelação de Roma venha a autorizar a extradição, a ex-deputada ainda poderá recorrer à Corte de Cassação, instância máxima do Judiciário italiano, o que pode prolongar ainda mais a tramitação do caso.
Carla Zambelli foi condenada em dois processos já transitados em julgado no Brasil. O primeiro resultou em pena de 10 anos e 8 meses de prisão, por participação na invasão hacker ao sistema do CNJ. O segundo prevê 5 anos e 3 meses de prisão, por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, após episódio ocorrido às vésperas das eleições de 2022.
Em dezembro, a ex-deputada renunciou ao mandato parlamentar após decisão do Supremo Tribunal Federal que anulou a votação da Câmara dos Deputados que havia mantido seu cargo.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






