Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Justiça italiana derruba cautelares de Tagliaferro, mas mantém proibição de saída do país

O Tribunal de Apelação de Catanzaro suspendeu a obrigação de permanência domiciliar.

Por Jonas Souza

10/10/2025 às 14:22

Notícias do Brasil – A Justiça da Itália decidiu revogar parte das medidas cautelares impostas a Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O Tribunal de Apelação de Catanzaro suspendeu a obrigação de permanência domiciliar, mas manteve a proibição de que ele deixe o território italiano.

PUBLICIDADE

Leia mais: Obra em homenagem às vítimas da Covid-19 será entregue no Dia de Finados em Manaus

Tagliaferro havia sido levado pela polícia na semana passada e, em 6 de outubro, foi oficialmente notificado sobre o pedido de extradição apresentado pelo governo brasileiro. Durante a audiência, ele declarou ao juiz que não pretende retornar ao Brasil e que deseja permanecer na Itália.

Segundo o juiz Antonio Giglio, o ex-assessor estava sujeito a duas medidas restritivas desde 30 de setembro: a obrigação de ficar em casa e a proibição de sair do país. Após ouvir o interrogatório, o magistrado decidiu revogar apenas a medida de reclusão domiciliar, mantendo a proibição de saída.

Revoga-se a medida de obrigação de permanência aplicada a De Oliveira Tagliaferro Eduardo com a ordem de 30.9.2025; determina-se a manutenção apenas da proibição de deixar o país, prescrevendo que o interessado não saia do território nacional sem autorização judicial”, registrou Giglio na decisão. O juiz também ordenou que Tagliaferro receba um documento de identidade inválido para viagens internacionais.

O advogado Eduardo Kuntz, que representa Tagliaferro no Brasil, celebrou a decisão, classificando-a como um avanço na defesa. “Esse é o primeiro passo para demonstrar que o processo de extradição é completamente viciado, desnecessário e visa única e exclusivamente à perseguição do senhor Tagliaferro”, afirmou.

PUBLICIDADE

Acusações e investigações

Tagliaferro é alvo de denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de violação de sigilo funcional, coação no curso do processo, obstrução de investigação de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

De acordo com as investigações, ele é suspeito de vazar mensagens trocadas entre servidores do gabinete de Moraes para a imprensa. Em abril, a Polícia Federal já havia indiciado o ex-assessor por divulgar informações sigilosas, incluindo petições e comunicações internas de servidores ligados ao ministro.

Atualmente, as contas bancárias de Tagliaferro permanecem bloqueadas por determinação de Moraes. A Justiça italiana, além de proibi-lo de deixar o país, exige que ele informe às autoridades o endereço onde ficará hospedado. O tribunal, no entanto, negou o pedido de prisão preventiva.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Amazonas

Mesário nas Eleições 2026: veja quem pode participar, como se inscrever e quais são os benefícios

Eleitores maiores de 18 anos e em situação regular podem atuar nas seções eleitorais.

há 16 minutos

Polícia

Vídeo mostra cabo da PM trocando placa de carro investigado após morte de policial do Denarc em Manaus

Bruno Everson Pinto dos Santos foi preso durante operação que apreendeu mais de uma tonelada de drogas.

há 59 minutos

Esporte

Nacional elimina Iguatu nos pênaltis e fica a dois jogos do acesso inédito à Série C

Leão da Vila Municipal venceu por 5 a 4 nas penalidades após empate em 1 a 1 e chegou pela primeira vez às quartas de final da Série D.

há 1 hora

Amazonas

Buscas por adolescente desaparecido em rio de Barreirinha chegam ao segundo dia neste domingo (26)

Rômulo Carneiro de Castro, de 12 anos, desapareceu nas águas do Paraná do Ramos.

há 2 horas

Amazonas

MP pede volta da prisão preventiva de gestante presa com quase 900 kg de drogas em operação que terminou com morte de investigador

Órgão recorre ao Tribunal de Justiça do Amazonas para derrubar decisão que concedeu prisão domiciliar à investigada.

há 10 horas