A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Líder do governo no Senado acredita que Lula já decidiu sobre escolha de Jorge Messias ao STF

A tendência é que Lula oficialize a indicação à Corte quando voltar de viagem à Ásia.

22/10/2025 às 01:00

Notícias do Brasil – O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou acreditar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está com “convicção firmada” em indicar o atual advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga do Supremo Tribunal Federal (STF) deixada por Luís Roberto Barroso. A declaração veio depois de Lula se reunir ontem, 20, com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), defensor do nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para o posto.

“Ele foi defender o nome do Pacheco. Se o presidente disse para ele [Alcolumbre]: ‘Mas eu já escolhi ou não escolhi’, eu não sei Não gosto muito de me precipitar para não dar barrigada, porque só vai estar valendo quando tiver. Eu acho que ele está com convicção firmada (sobre Messias)”, declarou Wagner, que articulou o encontro de ontem entre Lula e Alcolumbre e que esteve com Lula pela manhã para saber o conteúdo da conversa.

PUBLICIDADE

Segundo Wagner, a tendência é que Lula oficialize a indicação à Corte quando voltar de viagem à Ásia e após conversar com Pacheco. “Se ele não fez agora ainda, ele vai ter que fazer na volta. Ele estava pensando, eventualmente, em fazer, mas ele ainda quer ter uma nova conversa com o Rodrigo. E óbvio que, no momento em que ele fizer o anúncio, ele acha que seria mais próprio ele estar aqui e não fazer o anúncio e ‘tchau'”, falou.

O líder do governo também afirmou não haver definição de quem relatará a indicação no Senado, mas disse acreditar que Alcolumbre não travará a tramitação. “Não acho que ele vá segurar coisa desse tipo”.

Wagner falou ainda que Lula considera Pacheco o melhor nome para se candidatar ao governo de Minas Gerais em 2026. “O Alcolumbre, é pública a torcida dele pelo Rodrigo, acho absolutamente normal O presidente continua convencido que o melhor nome para disputar é o governo de Minas é Rodrigo. Óbvio que ninguém é candidato imposto, precisa saber se ele topa”, declarou.

Viabilização da MP do tarifaço

PUBLICIDADE

Jaques Wagner afirmou que continua esperando que a oposição retire os dois destaques – trechos separados – apresentados ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 168/2025, que viabiliza os aportes para financiar a medida provisória (MP) com socorro às empresas afetadas pelo tarifaço dos Estados Unidos. Segundo o senador, porém, ainda não houve acordo. A votação está prevista para esta terça-feira.

“Acredito que o amadurecimento do pensamento das pessoas. Até tenho expectativa que eles retirem, mas até agora não retiraram. Se não retirarem, vou a voto”, disse.

O PLP exclui, até o fim de 2026, os valores de créditos extraordinários e renúncias fiscais previstos na MP dos limites do arcabouço fiscal e das metas de resultado primário. A proposta também abre espaço para até R$ 5 bilhões em renúncias fiscais via o programa Reintegra e permite à União aumentar em até R$ 4,5 bilhões os aportes a três fundos garantidores: o Fundo de Garantia de Operações (FGO), o Fundo Garantidor para Investimentos (FGI) e o Fundo Garantidor de Operações de Crédito Exterior (FGCE).

Leia também: Membros do CV matam cozinheira na frente dos filhos após ela se recusar a envenenar PMS

O texto principal do PLP foi votado em setembro no Senado, mas há dois destaques pendentes, um do líder do PL, Carlos Portinho (RJ), e um do líder do Podemos, Carlos Viana (MG). Caso aprovados, os destaques poderiam inviabilizar a proposta, considerada importante para que o governo garanta os recursos para a MP.

O senador voltou a dizer que o impasse se deve à discordância sobre como contabilizar os recursos: o governo defende que os aportes não entrem na meta fiscal; a oposição defende que os valores sejam contabilizados na meta.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Amazonas

Na abertura do 59º Festival de Parintins, Roberto Cidade destaca investimentos que impulsionam economia, turismo e serviços públicos

Na abertura oficial do festival, governador Roberto Cidade destacou investimentos em cultura, turismo, saúde, segurança e infraestrutura.

há 4 horas

Amazonas

Valentina Cid ‘flutua’ na arena e leva torcida do Caprichoso ao delírio no Festival de Parintins

Representante do Item 7 protagonizou uma evolução marcada por efeitos cênicos e técnica, arrancando aplausos e emoção da torcida azul.

há 5 horas

Amazonas

Caprichoso abre Festival de Parintins com homenagem às origens da ilha e espetáculo de resistência

Primeiro ato do espetáculo “Brinquedo que canta o seu chão” reuniu música, alegorias, tradição e emoção para abrir a disputa.

há 5 horas

Pará

Lutador de MMA acusado de matar influenciadora trans Paola Brattcho em motel vai a júri popular no Pará

Vítima foi morta a facadas dentro de um motel em março de 2025.

há 6 horas