Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Lula anuncia Guilherme Boulos como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência

Boulos substituirá Márcio Macêdo (PT-SE), que ocupava o cargo desde o início do terceiro mandato de Lula, em janeiro de 2023.

Por Jonas Souza

20/10/2025 às 19:53

Notícias do Brasil  – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta segunda-feira (20/10), o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como o novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, pasta responsável pela articulação do governo com os movimentos sociais.

PUBLICIDADE

Leia mais: Brasil tem 47 casos confirmados de intoxicação e nove mortes por metanol

Boulos substituirá Márcio Macêdo (PT-SE), que ocupava o cargo desde o início do terceiro mandato de Lula, em janeiro de 2023. A decisão foi comunicada durante uma reunião no Palácio do Planalto, que contou com a presença de Gleisi Hoffmann (SRI), Rui Costa (Casa Civil) e Sidônio Palmeira (Secom). A transição entre as equipes deve ocorrer nos próximos dias.

“O Ministério da Secretaria-Geral sempre teve papel estratégico na escuta e no diálogo com os movimentos sociais. A chegada de Boulos reforça esse compromisso do governo”, afirmou Lula, ao publicar uma foto ao lado do novo ministro e de Márcio Macêdo.

Com a nomeação, Lula promove a 13ª mudança ministerial de seu atual mandato e abre espaço para o PSOL no núcleo do governo, retirando uma pasta da cota do PT. A escolha também tem peso político, já que Boulos é uma das principais lideranças da esquerda brasileira e deve fortalecer a ponte do Planalto com os movimentos populares, especialmente com o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), do qual é uma das principais referências.

Estratégia e eleições de 2026

A nomeação de Boulos também é vista como um gesto político em direção às bases sociais de Lula e à consolidação de alianças para a eleição presidencial de 2026. Com a ida ao ministério, ele deverá abrir mão da reeleição como deputado federal, permanecendo no governo até o período eleitoral. Pela legislação, ministros que pretendem disputar cargos em 2026 precisam deixar os postos até março do próximo ano.

PUBLICIDADE

Perfil de Guilherme Boulos

Aos 42 anos, Guilherme Boulos é professor, psicanalista e mestre em Psiquiatria. Tornou-se nacionalmente conhecido como liderança do MTST e defensor da reforma urbana e do direito à moradia.

Boulos foi candidato à Presidência da República em 2018, à Prefeitura de São Paulo em 2020 e 2024, e foi o deputado federal mais votado de São Paulo em 2022, com 1 milhão de votos.

Legado de Márcio Macêdo

Durante dois anos e nove meses à frente da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo foi responsável pela articulação com movimentos sociais e pela organização do G20 Social, em 2024, no Rio de Janeiro. Ex-deputado federal e ex-vice-presidente do PT, ele foi figura importante na trajetória política de Lula, tendo coordenado caravanas e a vigília em Curitiba durante o período de prisão do presidente.

Macêdo, no entanto, enfrentou críticas internas após o baixo público no evento de 1º de Maio de 2024, em São Paulo, o que teria contribuído para sua saída.

Com a chegada de Guilherme Boulos ao Planalto, Lula busca reaproximar o governo das bases sociais e reforçar o diálogo com os movimentos populares, em um movimento que também reconfigura o equilíbrio político dentro da Esplanada dos Ministérios.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Caiu na rede é post!

Deolane Bezerra divulga carta escrita na prisão e diz que provará inocência

Influenciadora está presa preventivamente em investigação sobre suposto esquema de jogos de azar e lavagem de dinheiro.

há 6 horas

Brasil

TRE-AM inicia treinamento de mesários para as Eleições 2026 nesta segunda-feira (3)

Capacitações começam pelo Centro de Convenções Vasco Vasques e seguem até setembro.

há 6 horas

Brasil

Receita Federal libera terceiro lote da restituição do Imposto de Renda nesta sexta-feira (31)

Consulta pode ser feita pelo site e aplicativo da Receita Federal.

há 7 horas

Brasil

RN: 11 presos fogem de presídio após abrir túnel por vaso sanitário

Detentos escaparam por um túnel escavado sob a cela e escalaram o muro da unidade prisional.

há 7 horas

Eleições 2026

Chico Preto ganha força para ser vice de Maria do Carmo após mudanças nos bastidores do PL-AM

Ex-deputado estadual passou a figurar entre os principais cotados para compor a chapa ao Governo do Amazonas.

há 7 horas