Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Lula diz que eleição de 2026 será “guerra política”

A afirmação foi feita durante o ato que marcou os 46 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores.

Por Jonas Souza

07/02/2026 às 21:25 - Atualizado em 20/05/2026 às 15:39

Resumo rápido

Durante evento que celebrou os 46 anos do Partido dos Trabalhadores, em Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a eleição de 2026 será marcada por confronto político intenso. O petista disse que não adotará mais o discurso conciliador e defendeu a construção de uma nova narrativa eleitoral baseada na soberania nacional.

Notícias do Brasil  – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, neste sábado (7), que a disputa eleitoral de 2026 será uma “guerra política”. A afirmação foi feita durante o ato que marcou os 46 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores, realizado em Salvador, na Bahia.

PUBLICIDADE

Ao discursar para militantes e lideranças do partido, Lula afirmou que não pretende repetir o tom conciliador que marcou campanhas anteriores e disse estar motivado para o embate político que se aproxima.

“Não tem mais Lulinha paz e amor”, diz presidente

Em sua fala, o presidente destacou que o cenário político atual exige uma postura mais firme diante do que classificou como disseminação de mentiras no debate público.

Segundo Lula, o grupo político que o apoia precisa se preparar para enfrentar uma disputa intensa, na qual a comunicação e o discurso político terão papel central no resultado das eleições.

Construção de nova narrativa eleitoral

O presidente afirmou ainda que o PT e seus aliados estão trabalhando na elaboração de uma nova narrativa política, que ainda está em construção. Para Lula, não será suficiente apenas apresentar realizações de governo.

PUBLICIDADE

Ele ressaltou que o sucesso eleitoral dependerá da capacidade de comunicar ideias e valores, especialmente no que diz respeito à defesa da soberania nacional.

Durante o discurso, Lula reforçou que o Brasil não aceitará interferências externas nem qualquer tipo de submissão internacional. Segundo ele, o país quer manter relações com outras nações, mas sem abrir mão de sua autonomia.

A soberania brasileira foi citada como um dos pilares centrais do discurso que deverá orientar a estratégia política do partido nos próximos meses.

Aniversário de 46 anos do PT reúne lideranças

O evento em Salvador marcou os 46 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores e reuniu ministros, parlamentares, governadores, dirigentes partidários e movimentos sociais.

Ao longo de três dias, o partido promoveu debates sobre comunicação, estratégias políticas e integração regional na América Latina. Quadros históricos do PT também participaram das atividades, que foram encerradas com a presença do presidente da República.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Esporte

Amazon Abu Dhabi leva jiu-jítsu, defesa pessoal e palestras gratuitas ao Shopping Ponta Negra neste fim de semana

Evento reúne atletas de alto nível, aulas abertas, curso de defesa pessoal feminina e disputas de jiu-jítsu no sábado (26) e domingo (27), em Manaus.

há 31 minutos

Brasil

TSE reafirma que urnas eletrônicas do Brasil não são de empresa venezuelana

Tribunal Eleitoral reforça que empresa venezuelana nunca forneceu urnas ou software para as eleições brasileiras.

há 1 hora

Polícia

Manacapuru tem maior taxa de mortes violentas entre grandes cidades do Amazonas, aponta Anuário

Município registrou 25,1 Mortes Violentas Intencionais por 100 mil habitantes, acima de Manaus, Itacoatiara e Parintins.

há 9 horas

Brasil

Homem é preso após invadir casa da ex, agredi-la e matar cadela da família

Segundo a polícia, ele não aceitava o fim do relacionamento.

há 9 horas

Manaus

Faixa Liberada leva esporte e lazer ao Monte das Oliveiras neste sábado (25), em Manaus

Programação gratuita será realizada ao lado do campo Braga Mendes e também atenderá moradores da Colônia Terra Nova, Rio Piorini, igarapé do Passarinho e áreas próximas.

há 10 horas