Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Lula e Hugo Motta adiam reunião sobre fim da escala 6×1; debate fica para depois do Carnaval

O tema ganhou força nas últimas semanas e passou a integrar as prioridades políticas do Planalto.

Por Jonas Souza

11/02/2026 às 20:27 - Atualizado em 19/05/2026 às 12:13

Resumo 

O presidente Lula e o presidente da Câmara, Hugo Motta, cancelaram a reunião que discutiria as PECs que propõem o fim da escala 6×1. O encontro foi adiado por conflito de agendas e deve ocorrer após o Carnaval. A proposta é considerada estratégica para o governo e já começou a tramitar na Câmara.

PUBLICIDADE

Notícias do Brasil  – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiram adiar a reunião que trataria das Propostas de Emenda à Constituição (PECs) voltadas à extinção da escala de trabalho 6×1.

O encontro estava previsto para esta quinta-feira (11), mas foi remarcado em razão de incompatibilidade de agendas. Motta retorna à Paraíba ainda nesta tarde, o que inviabilizou a conversa presencial com o chefe do Executivo. A nova data deve ser definida após o Carnaval.

Fim da escala 6×1 é bandeira do governo

A proposta de acabar com a jornada 6×1 — modelo em que o trabalhador atua seis dias consecutivos e descansa apenas um — é uma das promessas defendidas por Lula, especialmente no contexto de sua campanha à reeleição.

O tema ganhou força nas últimas semanas e passou a integrar as prioridades políticas do Planalto, que busca avançar na pauta trabalhista ainda neste semestre.

PUBLICIDADE

Tramitação das PECs na Câmara

Apesar de ter permanecido meses sem avanço, o debate voltou à pauta na Câmara. Hugo Motta decidiu encaminhar à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a PEC apresentada em 2024 pela deputada Érika Hilton (PSol-SP), dando início formal à tramitação da proposta.

Segundo Motta, o texto deve tramitar em conjunto com outra proposta mais antiga, de autoria do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que também trata de mudanças na jornada de trabalho.

A análise na CCJ representa a primeira etapa do processo legislativo. Caso avance, o texto ainda precisará passar por comissão especial e ser votado em dois turnos no plenário da Câmara antes de seguir ao Senado.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Amazonas

Miss Itapiranga denuncia retaliação após cobrar abastecimento de água e acusa prefeito de mandar recolher vestido

Segundo Paula Francinete, ela foi impedida de participar da cerimônia de coroação da Miss Itapiranga 2026 após publicar críticas sobre a falta de água em seu bairro.

há 39 minutos

Manaus

Jovem morre afogado na praia da Ponta Negra, em Manaus

Vítima teria ultrapassado a área permitida para banho e não resistiu, apesar das tentativas de reanimação realizadas pelo Corpo de Bombeiros.

há 1 hora

Amazonas

Incêndio de grandes proporções atinge prédio em Tefé, no interior do Amazonas; veja o vídeo

Corpo de Bombeiros foi acionado para combater as chamas em imóvel localizado em frente ao cartório da cidade.

há 2 horas

Polícia

Homem em surto por causa de drogas é preso após bater na tia em Manaus

Suspeito de 21 anos tentou fugir da viatura da 8ª Cicom, mas foi contido e levado para a DECCM; vítima relata que agressões e intimidações eram recorrentes.

há 3 horas

Brasil

Resultado da Mega-Sena: veja os números sorteados neste domingo (26)

Concurso 3.036 teve prêmio estimado em R$ 70 milhões.

há 3 horas