Pesquisar por em AM POST

Brasil

Lula nomeia deputada Macaé Evaristo como substituta de Silvio Almeida

Antes da nomeação oficial de Evaristo, o presidente havia designado a ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, para ocupar o cargo interinamente.

  • Por AM POST

  • 09/09/2024 às 16:12

  • Leitura em 1 minuto

Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou a deputada estadual mineira Macaé Evaristo (PT) como a nova ministra dos Direitos Humanos. Evaristo substitui Silvio Almeida, que foi demitido na semana passada após ser acusado de assédio sexual por várias mulheres.

Macaé Evaristo, conhecida por sua trajetória como professora desde os 19 anos, também atuou como secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão no Ministério da Educação (MEC) entre 2013 e 2014, durante a gestão do então ministro Aloizio Mercadante. A nova ministra é próxima de Gleide Andrade, atual tesoureira nacional do PT.

PUBLICIDADE

A escolha de uma mulher negra para o cargo atende a um desejo expresso por Lula de amenizar a repercussão negativa que seguiu a demissão de Silvio Almeida, após as denúncias de assédio. O presidente optou por uma figura com forte histórico na área educacional e no ativismo social para reforçar o compromisso do governo com a igualdade e os direitos humanos.

Antes da nomeação oficial de Evaristo, o presidente havia designado a ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, para ocupar o cargo interinamente. Inicialmente, a expectativa era de que a pasta fosse assumida pela secretária-executiva, Rita Cristina, mas ela pediu exoneração após a demissão de Silvio Almeida.

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
O AM Post apoia a causa autista

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias