Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Lula passará Réveillon em base militar no Rio

Previsão de retorno a Brasília é 3 de janeiro.

26/12/2023 às 17:48

Foto: Marcelo Camargo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou nesta terça-feira (26) para o Rio de Janeiro, onde passará o recesso de fim de ano, acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva. O local escolhido pelo presidente para passar a virada do ano é a base naval da Restinga da Marambaia, no litoral fluminense, a cerca de 80 quilômetros da capital do Rio de Janeiro. De acordo com a secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a previsão de retorno do presidente Lula a Brasília é 3 de janeiro.

PUBLICIDADE

A base militar é administrada pela Marinha do Brasil, pelo Exército Brasileiro e pela Força Aérea Brasileira (FAB) e é utilizada ainda para treinamento de militares e experimentos de armamentos (principalmente pelo Corpo de Fuzileiros Navais). Ao todo, são 42 quilômetros de praias. No entanto, o acesso a esta faixa litorânea da Mata Atlântica é restrito, controlado pela Marinha.

Lula deixou o Palácio da Alvorada, onde passou o Natal com familiares, por volta das 10h30 desta terça-feira, em direção à Base Aérea de Brasília. O embarque ao Rio de Janeiro ocorreu em seguida.

Neste ano, Lula passou os períodos de Carnaval e Corpus Christi hospedado em outra base naval, a de Aratu, na Bahia.

A restinga da Marambaia é tradicionalmente escolhida como destino pelos chefes do Executivo para dias de descanso em feriados. Por lá, já se hospedaram, além do próprio Lula, em 2006, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Michel Temer e Jair Bolsonaro, enquanto ocupavam a Presidência da República.

Na última sexta-feira (22), durante o encerramento da celebração de Natal de catadores, catadoras e população em situação de rua, a primeira-dama mencionou sobre os dias para descansar, após um ano de “muita luta e reconstrução”, como ela própria definiu. “A gente trabalhou muito. Eu confesso que eu e ele [Lula] estamos bem cansados. Vamos descansar um pouquinho para, no dia 8 de janeiro, que também vai ser um dia muito simbólico, retomar novamente a reconstrução desse país”.

Agência Brasil

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Polícia

Saiba quem era o investigador da Polícia Civil morto durante tiroteio contra viatura em Manaus

Policial morreu após ser baleado durante ação no bairro Alvorada.

há 20 minutos

Amazonas

MP dá ultimato à Prefeitura de Careiro após denúncias de atraso nos salários dos servidores

Ministério Público cobra cronograma oficial para salários de servidores e alerta que poderá acionar a Justiça caso atrasos continuem.

há 37 minutos

Brasil

STF autoriza investigação contra ministro afastado do STJ em apuração sobre suposta venda de sentenças

Cristiano Zanin atendeu a pedido da Polícia Federal para ampliar as investigações envolvendo o ministro afastado Marco Buzzi.

há 42 minutos

Brasil

Governo prorroga desconto de R$ 0,44 na gasolina por mais 30 dias; veja até quando vale

Medida do Ministério da Fazenda mantém subsídio para reduzir o impacto da alta do petróleo e evitar aumento imediato no preço da gasolina.

há 56 minutos

Polícia

Policial morre após viatura descaracterizada ser alvo de tiros em Manaus

Confronto entre policiais e criminosos foi registrado por moradores; operação ainda é apurada pelas autoridades.

há 1 hora