Lula reduz comitiva aos EUA para evitar constrangimentos diplomáticos
Presidente embarca para Nova York com grupo mais enxuto, sem parlamentares, diante de possíveis restrições do governo Trump.

Foto: Reprodução
Notícias do Mundo – Preocupações com possíveis constrangimentos durante a viagem oficial aos Estados Unidos levaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a formar uma comitiva mais reduzida para Nova York. A decisão busca evitar situações delicadas com o governo de Donald Trump, que poderia impor restrições inesperadas a integrantes da delegação brasileira.
PUBLICIDADE
Diferentemente de viagens anteriores, nenhum parlamentar foi incluído no grupo que acompanhará Lula. Tradicionalmente, deputados e senadores participavam para fortalecer relações políticas e ampliar o diálogo internacional, mas o receio de sanções ou interpretações políticas motivou a mudança.
Leia mais: Oposição projeta mais de 300 votos por anistia; base de Lula vê chance de derrubada
A delegação confirmada até o momento conta com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e a presidente do Banco do Brasil, Tarciana de Medeiros. Outros nomes ainda dependem de definições de agenda e da obtenção de vistos americanos.
A viagem oficial ocorrerá entre os dias 20 e 23 de setembro, período em que Lula cumprirá agenda diplomática e participará da sessão inaugural da Assembleia Geral da ONU. O Itamaraty informou que a análise dos vistos está em andamento e não há expectativa de negativas.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos





