Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Lula sanciona lei que endurece penas para furto, roubo e golpes eletrônicos no Brasil

Lei que aumenta penas para crimes como furto, roubo e estelionato, com foco em fraudes eletrônicas e roubo de cabos.

Por Natan AMPOST

05/05/2026 às 15:15 - Atualizado em 17/06/2026 às 21:51

Resumo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou lei que aumenta penas para crimes como furto, roubo e estelionato, com foco em fraudes eletrônicas e roubo de cabos.


Notícias do Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma nova lei que amplia as penas para crimes patrimoniais em todo o país. A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (4), altera punições para delitos como furto, roubo, estelionato e receptação, além de estabelecer regras mais rígidas para fraudes eletrônicas e crimes envolvendo infraestrutura essencial.

A mudança faz parte de um pacote legislativo voltado ao endurecimento do combate à criminalidade, especialmente em áreas que vêm registrando aumento de ocorrências, como golpes digitais e furtos de equipamentos públicos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Penas maiores para furto e roubo

Com a nova legislação, o crime de furto passa a ter pena de um a seis anos de reclusão, além de multa. O tempo de prisão pode ser ampliado caso o delito ocorra durante o período noturno, circunstância considerada agravante.

Nos casos de furto qualificado, a pena sobe para dois a oito anos de prisão. A punição é ainda mais severa quando o crime envolve bens que afetam serviços essenciais, como equipamentos públicos que garantem funcionamento de hospitais, sistemas de energia ou comunicação.

Já o roubo — que envolve violência ou ameaça — também teve suas penalidades ajustadas. Para determinadas situações específicas, como roubo de veículos, celulares, armas ou até animais, a lei estabelece pena de quatro a dez anos de reclusão, além de multa.

Combate direto a crimes contra infraestrutura

Um dos pontos de destaque da nova norma é o foco no roubo de fios e cabos de energia, prática que tem causado prejuízos recorrentes em diversas regiões do país. Nesses casos, a pena passa a variar de dois a oito anos de prisão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além disso, crimes de roubo e extorsão podem resultar em condenações de seis a dez anos de reclusão, dependendo das circunstâncias.

A intenção, segundo o texto legal, é proteger serviços essenciais e reduzir impactos diretos na população, como apagões, falhas de comunicação e interrupções em serviços públicos.

Golpes eletrônicos entram no radar

Outro avanço da legislação está no endurecimento contra fraudes digitais. O estelionato, de forma geral, passa a ter pena de um a cinco anos de reclusão e multa.

Leia mais: Governador Roberto Cidade confirma reforma no secretariado; veja mudanças 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No entanto, quando o crime é cometido por meio eletrônico — como golpes em redes sociais, aplicativos ou mensagens — a punição aumenta significativamente, podendo variar de quatro a oito anos de prisão.

A lei também prevê agravantes quando o criminoso utiliza dados obtidos por terceiros ou induz a vítima ao erro por meio de engenharia social, prática comum em fraudes online.

Receptação também sofre mudança

A legislação altera ainda a pena para o crime de receptação, que envolve adquirir ou comercializar produtos de origem ilícita. A nova punição passa a ser de dois a seis anos de reclusão, além de multa.

O objetivo é atingir não apenas quem pratica o crime principal, mas também a cadeia que sustenta a circulação de bens roubados ou furtados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Veto presidencial altera trecho da proposta

Apesar de sancionar a maior parte do texto, o presidente vetou um dos dispositivos aprovados pelo Congresso Nacional. O trecho previa pena de 16 a 24 anos de prisão para casos de roubo com violência que resultasse em lesão corporal grave.

Na justificativa, o governo federal argumentou que a proposta criaria um desequilíbrio no Código Penal, já que a pena mínima prevista seria superior à aplicada em casos de homicídio qualificado.

Segundo o Palácio do Planalto, a medida poderia comprometer a coerência do sistema penal brasileiro, mesmo diante da intenção de aumentar o rigor das punições.

Impacto e próximos passos

A nova lei já está em vigor e deve impactar diretamente investigações, julgamentos e condenações em todo o país. Especialistas avaliam que o endurecimento das penas pode funcionar como instrumento de dissuasão, embora o efeito prático dependa também de fiscalização e aplicação efetiva das normas.

Com o avanço dos crimes digitais e o aumento de prejuízos causados por furtos de infraestrutura, a expectativa é que a legislação contribua para reduzir esses índices e fortalecer a segurança pública.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

Vasco anuncia contratação do técnico português Pedro Emanuel até 2027

Treinador de 51 anos assume o comando do Cruz-Maltino com contrato válido até dezembro de 2027 e chega acompanhado de quatro profissionais para a comissão técnica.

há 1 hora

Polícia

Polícia divulga imagens de suspeitos de roubo de R$ 200 mil e pede ajuda para identificá-los em Manaus

Crime aconteceu no bairro Santa Etelvina, na Zona Norte da capital.

há 1 hora

Brasil

Vítima recorre ao STJ após absolvição de Thiago Brennand em ação por estupro

Stefanie Cohen contesta decisão da Justiça de São Paulo que absolveu o empresário.

há 2 horas

Eleições 2026

Marcelo Ramos rebate Braga e diz que nunca foi procurado para coordenar campanha de Lula

Ramos diz que anunciará sua decisão sobre candidatura ao Senado após conversar com familiares e integrantes do PT.

há 2 horas

Brasil

ANP lança aplicativo que avalia postos de combustíveis e permite denunciar preço abusivo

Nova plataforma mostra histórico de fiscalização, qualidade dos combustíveis, origem dos produtos e oferece canal direto para denúncias de irregularidades.

há 2 horas