Pesquisar por em AM POST

Brasil

Lula sanciona lei que reconhece Festival de Parintins como manifestação da cultura nacional

A disputa entre os bois Garantido (vermelho) e Caprichoso (azul) atrai milhares de visitantes do Brasil e do exterior.

  • Por AM POST

  • 04/09/2024 às 19:22

  • Leitura em 1 minuto

Assista a apuração das notas do Festival de Parintins 2024

Foto: Daniel Brandão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quarta-feira (4), dois projetos de lei que reconhecem o Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, e o Arraial da Pavulagem, no Pará, como manifestações oficiais da cultura nacional. O Festival Folclórico de Parintins, que envolve a tradicional disputa entre os bois-bumbás Garantido e Caprichoso, é um dos maiores eventos culturais do Brasil e já havia sido reconhecido como Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Durante a cerimônia de sanção, Lula destacou a importância de iniciativas como essa para valorizar a cultura brasileira, ressaltando que o reconhecimento oficial pode abrir portas para uma futura candidatura do festival à lista de patrimônios da Unesco. “A gente pode fazer com que ganhe uma dimensão internacional”, afirmou o presidente.

PUBLICIDADE

O Festival de Parintins, realizado anualmente, é um espetáculo que mistura música, dança e teatro, retratando a rica cultura amazônica por meio de histórias baseadas em lendas, mitos e rituais da região. A disputa entre os bois Garantido (vermelho) e Caprichoso (azul) atrai milhares de visitantes do Brasil e do exterior.

Além dos bois-bumbás, o festival oferece uma série de atividades paralelas, como feiras de artesanato e apresentações folclóricas, promovendo a diversidade cultural da Amazônia.

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram
O AM Post apoia a causa autista

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank