A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Lula se retrata após afirmar que traficantes seriam “vítimas” de usuários de drogas

Em sua retratação, Lula destacou que mais do que palavras são as ações do governo.

Por Jonas Souza

24/10/2025 às 19:15

Notícias do Brasil  – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se retratou nesta sexta-feira (24) após uma declaração feita durante uma coletiva de imprensa em Jacarta, na Indonésia, em que comparou traficantes a vítimas de usuários de drogas. A fala repercutiu negativamente e gerou críticas da oposição.

PUBLICIDADE

Leia mais: STF derruba decisão de Barroso que autorizava enfermeiros a auxiliar em abortos

Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou:

“Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado”.

Durante a coletiva, o presidente brasileiro comentou sobre o enfrentamento às drogas, dizendo que seria “mais fácil” combater os usuários, e acrescentou:

“Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”.

O comentário foi feito em resposta a falas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou não ser necessária uma declaração de guerra para atacar traficantes de drogas.

PUBLICIDADE

Em sua retratação, Lula destacou que mais do que palavras são as ações do governo: citou a operação Carbono Oculto, que desarticulou um esquema bilionário no setor de combustíveis comandado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), além do envio da PEC da Segurança Pública ao Congresso e dos recordes na apreensão de drogas no país.

Segundo balanço divulgado pelo governo, em 2024 a Polícia Federal (PF) retirou cerca de R$ 7 bilhões em bens de criminosos, enquanto a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 850 toneladas de drogas nas rodovias federais, um crescimento significativo em relação a 2023. As operações contra o crime organizado quase dobraram, passando de 1.875 em 2022 para 3.393 em 2024.

Lula também comentou sobre o encontro com Trump previsto para domingo (26), durante a cúpula do Sudeste Asiático, afirmando que não há assuntos proibidos entre os dois mandatários. Este será o primeiro encontro oficial desde a crise causada pelo tarifaço de 50% aplicado pelos EUA a produtos brasileiros, após contatos telefônicos e rápidas reuniões em eventos internacionais.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Manaus

Coronel Walter Cruz usa ataque a mãe enlutada para esconder condenações de R$ 10 milhões no TCE contra ele

Militar reformado usou rádio local para agredir verbalmente mãe em luto no mesmo dia em que morte do filho completava seis meses, gerando forte indignação na capital amazonense.

há 4 minutos

Esporte

Egito elimina Austrália nos pênaltis e conquista classificação histórica na Copa do Mundo

Seleção egípcia venceu por 4 a 2 nas penalidades após empate em 1 a 1 e avançou às oitavas de final do Mundial.

há 9 minutos

Brasil

Suspeito de envolvimento em atentado contra irmão de Eloá morre em confronto com a Rota

Elenilson Misael da Silva, conhecido como “Galego”, era investigado por suspeita de participação no atentado contra o tenente Ronickson Pimentel dos Santos.

há 28 minutos

Esporte

Ancelotti testa Martinelli entre titulares antes de Brasil x Noruega

Técnico da Seleção Brasileira testou diferentes formações antes das oitavas de final da Copa do Mundo.

há 1 hora

Mundo

Sobe para 2.645 o número de mortos por terremoto na Venezuela

Governo venezuelano informou que 15 mil pessoas estão desalojadas após os dois tremores que atingiram o norte do país em 24 de junho.

há 1 hora