A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Maceió apresentará um relatório ao governo federal sobre os impactos de mina da Braskem, diz prefeito

O relatório da Defesa Civil divulgado neste domingo (03) indicou que houve um deslocamento do solo de 10,8 centímetros nas últimas 24 horas.

03/12/2023 às 19:27

Foto: Gésio Passos

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), mencionou há pouco que o poder público está realizando um levantamento sobre os impactos do afundamento da mina 18 da Braskem no bairro do Mutange, na capital alagoana, o qual apresenta risco de colapso a qualquer momento. O relatório da Defesa Civil divulgado hoje às 9h indicou que houve um deslocamento do solo de 10,8 centímetros nas últimas 24 horas.

PUBLICIDADE

Em uma entrevista à CNN Brasil, o prefeito afirmou que encaminhará o estudo ao governo federal, uma vez que será necessário o auxílio da União para a reconstrução das residências na região, cujas estruturas foram prejudicadas. Caldas informou que já destinou uma verba de R$ 10 milhões “para fazer frente” às necessidades urgentes na cidade de Maceió.

“Estamos também sofrendo com o déficit habitacional que foi catapultado com toda a demanda que estamos vivendo agora. Conversei com o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) em relação a isso, para podermos viabilizar uma Medida Provisória”, disse acrescentando que isso já aconteceu em 2010, quando ocorreu as enchentes em Alagoas.

À época, destacou o ministro, o governo federal, comandando pelo presidente Lula ajudou na reconstrução de 19 mil moradias. “Essa estratégia funcionou bem e as cidades um total de 22 puderam se reerguer”, disse.

O prefeito disse também que já foram arrecadadas 15 mil cestas básicas para as famílias que foram removidas de suas casas por conta do risco de colapso da mina, 5 mil quilos de kits de higiene pessoal, 3 mil kits de limpeza, 5 mil colchões, 20 mil garrafas de água, contratação de aeronaves e aquisição de coletes salva-vidas.

Em entrevista à GloboNews, o coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, há pouco afirmou que o processo de afundamento na mina da Braskem é “irreversível”. “Agora precisamos aguardar para ver o que vai acontecer. Pode haver uma estabilização ou um rompimento de vez”, disse. Nobre lembrou ainda que os trabalhos de fechamento das minas vizinhas à mina 18 seguem interrompidos por falta de segurança aos trabalhadores.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Parintins

Caprichoso celebra 27º título com Festa da Vitória no Sambódromo de Manaus

Evento reúne itens campeões, artistas e torcedores neste sábado (4) e também arrecadará alimentos para famílias afetadas pelo terremoto na Venezuela.

há 9 minutos

Esporte

Argentina vence Cabo Verde na prorrogação e garante vaga nas oitavas da Copa

Messi marcou, Romero decidiu no tempo extra e argentinos avançam para enfrentar o Egito na próxima fase

há 1 hora

Manaus

Incêndio em residência deixa três pessoas feridas na zona oeste de Manaus

Vítimas inalaram fumaça e foram levadas para uma unidade de saúde; Bombeiros utilizaram cerca de 3 mil litros de água para conter as chamas

há 2 horas

Brasil

PL da Misoginia pressiona Hugo Motta e deve ser votado antes do recesso da Câmara

Projeto que tipifica a misoginia como crime volta ao centro dos debates e coloca à prova a articulação política do presidente da Câmara dos Deputados.

há 2 horas

Manaus

Advogado ameaça acionar a Justiça para tentar barrar evento Amanhecer na Ponta Negra

José Higino afirma que pretende recorrer ao Judiciário por considerar que a realização do evento pode causar perturbação do sossego na orla de Manaus.

há 2 horas