A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Mãe de Henry Borel deixa prisão após adiamento do julgamento

Decisão judicial considerou excesso de prazo após manobra da defesa que adiou o júri do caso.

Por Marcia Jornalist

24/03/2026 às 08:32 - Atualizado em 24/03/2026 às 15:59

monique medeiros em destaque sobre o caso henry borel no rio de janeiro

(Foto: divulgação)

Resumo

Acusada no caso Henry Borel, Monique Medeiros deixa a prisão após decisão judicial que apontou excesso de prazo na detenção.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Notícias do Brasil – Acusada de participação na morte do próprio filho, Monique Medeiros deixou a prisão na noite de segunda-feira (23), no Rio de Janeiro, após decisão da Justiça.

A soltura foi determinada pela juíza Elizabeth Machado Louro, do 2º Tribunal do Júri, após o julgamento do caso envolvendo o menino Henry Borel ser adiado. A magistrada entendeu que a prisão preventiva poderia configurar excesso de prazo diante da interrupção do processo. 

Monique respondia por homicídio por omissão, sob acusação de não ter impedido as agressões que resultaram na morte do filho, em um caso que gerou grande repercussão nacional.

O adiamento do julgamento ocorreu após a defesa de Jairo Souza Santos Júnior, padrasto da criança e também réu, abandonar o plenário alegando falta de acesso a provas. Com isso, a sessão foi remarcada para maio. 

Decisão judicial gera reação e recurso

A juíza criticou a atitude da defesa, classificando a conduta como inadequada e prejudicial ao andamento do processo. Segundo ela, a interrupção comprometeu o direito das partes a um julgamento em tempo razoável.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Ministério Público do Rio de Janeiro informou que vai recorrer da decisão que autorizou a soltura de Monique Medeiros.

LEIA MAIS: Motociclista morto em explosão na AM-070 é identificado no Amazonas

O caso Henry Borel, ocorrido em 2021, teve grande repercussão no país e levou à criação de legislação mais rigorosa para crimes contra crianças. 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Polícia

Operação apreende drogas, armas e mais de 358 quilos de carne de caça e pescado ilegal no Amazonas

Ações em Codajás resultaram na prisão de uma mulher e causaram prejuízo ao crime organizado.

há 7 horas

Roraima

Teste de integridade das urnas é concluído com sucesso na eleição suplementar de Roraima

Auditoria da Justiça Eleitoral confirmou a segurança e a confiabilidade do sistema de votação eletrônica.

há 8 horas

Manaus

Prefeito Renato Júnior garante box comercial para vendedora de açaí após história viralizar na internet

Ação da gestão municipal busca formalizar atividade de microempreendedora e garantir sustento da família.

há 9 horas

Polícia

Cão farejador encontra mais de 21 quilos de cocaína escondidos em embarcação no Amazonas

Operação em Tonantins apreendeu 41 tabletes de pasta-base de cocaína e causou prejuízo milionário ao tráfico.

há 10 horas

Esporte

Neymar está de volta: camisa 10 treina sem restrições e será titular contra a Escócia; vídeo

Recuperado, craque lidera preparação da Seleção Brasileira para duelo decisivo após corte de Raphinha.

há 11 horas