A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Maior operação do Rio deixa 64 mortos e 81 presos em ação contra o Comando Vermelho; veja vídeo

A ofensiva foi classificada pelo governador como a maior já realizada no estado, mas gerou críticas por sua alta letalidade e impacto nas comunidades.

Por Beatriz Silveira

28/10/2025 às 19:26

Notícias do Brasil – Uma megaoperação conjunta das Polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro deixou pelo menos 64 mortos e resultou em 81 prisões nesta terça-feira (28/10). A ação teve como alvo a facção Comando Vermelho, que domina áreas dos complexos do Alemão e da Penha, na capital fluminense. Entre as vítimas fatais, estão quatro policiais, de acordo com informações da Polícia Civil. Também houve registros de feridos, tanto entre agentes quanto entre moradores.

PUBLICIDADE

A operação mobilizou 2,5 mil agentes para cumprir cem mandados de prisão em uma região de 9 milhões de metros quadrados. O governador do estado, Cláudio Castro (PL), classificou a ação como “a maior operação das forças de segurança do Rio de Janeiro”, inserida na chamada Operação Contenção, iniciativa permanente contra a expansão da facção. Segundo Castro, a ação foi planejada durante mais de dois meses, com base em investigações que já duravam um ano. O governador chamou os envolvidos de “narcoterroristas”.

Participaram da ofensiva policiais do Comando de Operações Especiais (COE), batalhões da capital e Região Metropolitana, além da CORE e de delegacias especializadas. Foram apreendidos 72 fuzis e grande quantidade de drogas. Entre os presos estão lideranças do tráfico, como Thiago do Nascimento Mendes, o “Belão”, e Nicolas Fernandes Soares, apontado como operador financeiro.

Leia também: Mulher é encontrada morta após sair de casa para encontro amoroso em Manaus

Durante a operação, criminosos incendiaram veículos, tentaram bloquear vias como a Avenida Brasil e chegaram a usar drones para lançar explosivos. O Centro de Operações e Resiliência elevou o estágio de alerta da cidade para o nível 2. O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública da União cobraram do governo explicações sobre a alta letalidade da ação, questionando se não haveria alternativas menos graves. Organizações de direitos humanos repudiaram a ofensiva, classificando-a como “chacina”. Já a Human Rights Watch afirmou que o episódio expõe o fracasso das políticas de segurança pública do estado.

De acordo com dados do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da UFF, essa foi a operação policial mais letal registrada no Rio desde 1990, superando episódios como os do Jacarezinho (2021) e da Penha (2022).

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Esporte

Galvão Bueno detona atuação da Seleção Brasileira e dispara: “Nunca vi uma equipe tão ruim”

Narrador afirmou que atual momento da Seleção é o pior que presenciou em mais de 50 anos acompanhando o futebol brasileiro

há 3 minutos

Roraima

Povo de Roraima vai às urnas para eleger novo governador em eleição suplementar neste domingo (21)

Mais de 384 mil eleitores estão aptos a votar para escolher quem comandará o estado até janeiro de 2027.

há 35 minutos

Polícia

Homem é encontrado morto e cenário levanta suspeita de possível ritual em Manaus

Polícia investiga circunstâncias do crime após corpo ser localizado em área de mata no bairro Alfredo Nascimento

há 37 minutos

Roraima

PRF apreende barras de ouro avaliadas em R$ 10 milhões durante fiscalização em Roraima

Carga de 15,5 quilos estava sem documentação e foi encaminhada para investigação.

há 51 minutos

Amazonas

Briga generalizada é registrada em posto de combustíveis após jogo do Brasil em Coari

Vídeo mostra homens e mulheres trocando agressões na área de um posto de combustíveis da cidade

há 1 hora