Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Médico afirma que cirurgia de Bolsonaro não é solução definitiva: “Aderências vão se formar”

A equipe médica classificou a cirurgia como “extremamente complexa”.

Por Hugo Guimarães

14/04/2025 às 10:23 - Atualizado em 14/04/2025 às 10:24

  • Jair Bolsonaro permanece internado na UTI após uma cirurgia de 12 horas para tratar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal; a operação foi considerada bem-sucedida, mas a recuperação exige cautela.
  • Os médicos alertam para a possibilidade de novas aderências e complicações no médio e longo prazo, ressaltando a complexidade do caso e a necessidade de acompanhamento.
  • Bolsonaro está consciente, bem-humorado e em estado clínico estável após o procedimento, após ter sido transferido de Natal para Brasília devido a fortes dores abdominais.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Notícias do Brasil O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, após ser submetido a uma cirurgia de grande porte no último domingo (13). O procedimento durou 12 horas e teve como foco a liberação de aderências intestinais e a reconstrução da parede abdominal. Apesar da operação ter sido considerada bem-sucedida pela equipe médica, o quadro de saúde do ex-presidente ainda requer atenção.

PUBLICIDADE

Durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (14), o cirurgião Cláudio Birolini, chefe da equipe responsável pela operação, afirmou que o problema de Bolsonaro não foi totalmente resolvido. “As aderências vão se formar, isso aí é inevitável. Um paciente que tem um abdômen hostil, por mais que você solte tudo, essas aderências vão se formar”, explicou.

Birolini também ressaltou que a recuperação deve ser conduzida com cautela. “No pós-operatório imediato, essas aderências vão se formar, e isso faz com que a recuperação, nesses próximos dias, seja um pouquinho mais lenta, e a gente não tenha nenhuma intenção em acelerar isso daí”, afirmou. Segundo ele, em médio ou longo prazo, podem surgir novas “aderências bridas”, que serão avaliadas caso a caso.

>> LEIA MAIS: Bolsonaro tem quadro clínico estável após cirurgia, diz boletim médico

As aderências bridas são estruturas fibrosas que se formam geralmente após cirurgias ou inflamações abdominais. Elas funcionam como “pontes” de tecido cicatricial que podem unir órgãos da cavidade abdominal, dificultando o funcionamento normal do sistema digestivo e, em casos mais graves, causando novas obstruções.

O cardiologista Leandro Echenique, também integrante da equipe médica, classificou a cirurgia como “extremamente complexa”, em razão da quantidade de aderências encontradas no intestino. “Tinha muita aderência (no intestino), mas o resultado foi excelente”, avaliou. “Não houve complicação, e todas as medidas preventivas serão tomadas.” Segundo ele, Bolsonaro segue consciente e bem-humorado: “Ele está acordado, consciente e já fez uma outra piadinha ali”.

Bolsonaro foi transferido de helicóptero de Natal (RN) para Brasília na noite de sábado (12/4), após sentir fortes dores durante compromissos no interior do estado. O médico Cláudio Birolini considerou este episódio como o mais grave desde a facada sofrida pelo ex-presidente em 2018. Apesar das limitações do pós-operatório, o boletim médico confirma que o estado de saúde de Bolsonaro é estável.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Eleições 2026

Pré-candidatura de Maria do Carmo sofre nova baixa e Jefferson Coronel surge com equipe de Omar Aziz

Movimentação nos bastidores reforça sequência de perdas na pré-campanha do PL antes do início oficial da corrida pelo Governo do Amazonas.

há 3 horas

Brasil

Avião de pequeno porte cai no Tocantins e deixa dois mortos; veja o vídeo

Aeronave seguia para o Pará quando caiu em uma área rural de Palmas; uma terceira pessoa foi socorrida com vida.

há 4 horas

Mundo

Fumaça de incêndios no Canadá ameaça final da Copa entre Espanha e Argentina nos EUA

Poluição encobre Nova York e Nova Jersey, preocupa autoridades e coloca em alerta a decisão do Mundial neste domingo (19).

há 4 horas

Amazonas

Jovem descobre aprovação na OAB diante do túmulo da mãe e emociona

Thales Giovanne escolheu o cemitério onde estão sepultadas as duas maiores incentivadoras de sua trajetória para conferir o resultado do exame da Ordem.

há 4 horas

Polícia

Policial civil é preso em flagrante por ameaçar e perseguir ex-companheira em Manaus

Agente foi detido após denúncia de violência doméstica; polícia apreendeu uma pistola com numeração suprimida durante a ocorrência.

há 5 horas