O médico e prefeito de Uruburetama, José Hilson Paiva, abusa há décadas de suas pacientes, apontam denúncias de mulheres que procuraram o ginecologista para uma consulta. Vieram à tona vídeos em que Paiva aparece praticando os estupros. Ele mesmo fez as gravações, que vazaram. As informações são do Fantástico, da TV Globo.
Profissionais da Associação Médica Brasileira que assistiram às imagens afirmam que em nenhum momento ele realiza um atendimento médico. Muito disseram que “trata-se de um monstro” e que os vídeos “demonstram claramente um estupro da paciente”.
PUBLICIDADE
Doutor Hilson, como prefere ser chamado, tem 70 anos e atende em hospitais públicos. Em 2016, ele foi eleito prefeito de Uruburetama, no Ceará, com 76% dos votos.
Há denúncias desde a década de 1980, mas nenhuma resultou em condenação. Mulheres também explicaram que tinham medo de denunciar o médico porque dependiam da Prefeitura de Uruburetama para ter um emprego.
– Todo mundo tem ele como uma pessoa boa, sem saber o que ele faz – afirmou uma das vítimas ao Fantástico.
PUBLICIDADE
DENÚNCIAS
As primeiras denúncias foram registradas em 1986. Em 1994, duas mulheres foram à polícia denunciar Hilson de Paiva por assédio sexual. Ele não foi condenado e o caso acabou sendo arquivado. O prefeito ainda entrou na Justiça contra quatro mulheres. Ele alegou calúnia e difamação. Três desistiram de denunciá-lo com medo de serem processadas.
Juristas dizem que ele pode ser condenado pelas filmagens e também por violação sexual mediante fraude e estupro.