Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Médico neurocirurgião é investigado por pornografia infantil e estupro de pacientes

Investigação da Polícia Civil revela possível envolvimento de médico neurocirurgião em crimes sexuais.

21/10/2023 às 13:52 - Atualizado em 21/10/2023 às 17:12

Um médico neurocirurgião está sendo investigado pela Polícia Civil por supostamente armazenar conteúdo de pornografia infantil e estuprar pacientes desacordadas, em Santos, no litoral de São Paulo. O médico João Luis Cabral Júnior, de 52 anos, chegou a ser preso durante a investigação, no dia 26 de setembro, mas foi liberado durante audiência de custódia. Ele responde em liberdade ao processo que tramita em segredo de Justiça para preservar as possíveis vítimas. Segundo sua defesa, o médico nega todas as acusações.

PUBLICIDADE

Conforme a Polícia Civil, denúncias apresentadas contra o médico resultaram na abertura de um inquérito para apurar suspeita de armazenamento de material com pornografia infantil. Em cumprimento a um mandado de busca e apreensão, uma equipe se dirigiu à residência do neurocirurgião. Ao ser informado sobre o motivo das buscas, o profissional invocou sua condição de médico renomado em sua área, com escritório conceituado e coordenador clínico de um hospital em Santos.

Os policiais apreenderam computador com HD externo, notebooks e o celular usado pelo investigado. Na verificação preliminar dos aparelhos, os agentes se depararam com imagens de crianças e adolescentes sexualmente expostas. Havia ainda fotos e vídeos supostamente gravados pelo próprio médico envolvendo possíveis pacientes.

Uma delas teve as partes íntimas fotografadas quando estava sedada em uma maca para um procedimento cirúrgico. Outra jovem teria sido fotografada de camisola e calcinha, enquanto dormia na maca de um hospital. O médico teria ainda filmado por baixo da mesa a intimidade de uma paciente que estava de saia durante uma consulta com ele.

Em um dos arquivos apreendidos pela polícia, o médico aparece fazendo uma selfie em uma sala hospitalar e, em seguida, ele filma uma paciente que aparenta estar sob sedação. Após retirar o lençol que cobre a mulher, ele afasta a calcinha e coloca o dedo na vagina da vítima. O fato foi caracterizado como possível estupro de vulnerável pela investigação.

PUBLICIDADE

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) informou que o caso é investigado sob sigilo pela Delegacia Seccional de Taboão da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo. “O suspeito foi preso no dia 26/09, na cidade de Santos, e conduzido à delegacia, onde permaneceu à disposição da Justiça”.

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) informou que o médico teve o registro profissional suspenso no dia 2 de outubro por decisão judicial. O órgão disse que também apura o caso, respeitando o sigilo determinado por lei.

Defesa
O escritório Malavasi Sociedade de Advogados, que defende o médico, informou que ele foi liberado durante a audiência de custódia por “ausência de pressupostos e fundamentos da prisão preventiva”. E ainda que o médico é inocente de todas as acusações, o que será provado no momento processual oportuno.

“Quem sou” – Com este título em seu site oficial, o médico João Luiz Cabral informa que seu compromisso é “um atendimento médico humanizado, sendo que a base central será sempre o paciente e não sua doença” e, ainda, que “os tratamentos nos quais sou habilitado vão desde doenças que atingem todo o sistema nervoso, até cirurgias quando necessário”.

Segundo o site, o médico se formou em neurocirurgia pela Universidade de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, em 2000, e já atuou como médico militar do Exército Brasileiro.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Manaus

Homem arranca fiação de loja em plena luz do dia na Zona Leste de Manaus

Suspeito foi filmado retirando cabos elétricos de um estabelecimento especializado em bolsas.

há 18 minutos

Esporte

Fifa anula suspensão, e artilheiro dos EUA vai poder enfrentar a Bélgica

Artilheiro da seleção norte-americana teve suspensão automática anulada pelo Comitê Disciplinar da Fifa e está liberado para atuar nas oitavas de final da Copa do Mundo.

há 31 minutos

Brasil

Mãe pede que jovens parem de soltar fogos e entra em desespero ao ver filho autista em crise

Moradora afirma que pediu para um grupo de jovens parar de soltar fogos com estampido, mas recebeu deboches enquanto o filho, autista nível 3, apresentava crise.

há 37 minutos

Mundo

Terremotos na Venezuela: número de mortos passa de 3,3 mil, diz governo

Novo balanço oficial aponta mais de 3.300 mortes, 16,7 mil feridos e milhares de desabrigados após os terremotos que atingiram a região central da costa venezuelana.

há 52 minutos

Esporte

Inglaterra elimina o México em jogo eletrizante

Seleção inglesa venceu por 3 a 2 no Estádio Azteca, superou a pressão da torcida mexicana e agora terá pela frente a Noruega.

há 1 hora