A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Megaoperação contra o Comando Vermelho no Rio deixa 64 mortos, incluindo quatro policiais

A operação teve como objetivo cumprir 51 mandados de prisão contra traficantes que atuam na região.

Por Jonas Souza

28/10/2025 às 17:56

Notícias do Brasil  – Pelo menos 64 pessoas morreram durante a megaoperação contra o Comando Vermelho (CV) deflagrada nesta terça-feira (28/10) nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. Entre os mortos, estão quatro policiais – dois civis e dois militares. A ação mobilizou 2,5 mil agentes de segurança, incluindo policiais civis, militares e tropas especiais.

Leia mais: PT aciona PGR contra Eduardo Bolsonaro por exceder limite de faltas na Câmara

PUBLICIDADE

A operação teve como objetivo cumprir 51 mandados de prisão contra traficantes que atuam na região. Até o momento, foram confirmadas 81 prisões. Durante a ação, os agentes apreenderam 75 fuzis e grande quantidade de drogas e armamentos.

Os policiais mortos foram identificados como:

  • Marcos Vinicius Cardoso Carvalho, 51 anos, policial civil e chefe da 53ª Delegacia de Polícia (Mesquita), conhecido como Máskara;

  • Rodrigo Velloso Cabral, 34 anos, policial civil da 39ª DP (Pavuna);

  • Cleiton Serafim Gonçalves e Herbert, policiais militares do BOPE.

Durante a operação, criminosos montaram barricadas, incendiaram locais e atacaram policiais com drones e bombas, segundo informações das autoridades.

O governador Cláudio Castro (PL) afirmou que não solicitou apoio federal à operação, e criticou a falta de integração com as forças federais, apontando que pedidos anteriores para uso de blindados foram negados.

PUBLICIDADE

Prisão de liderança do tráfico

Durante a operação, foi preso Thiago do Nascimento Mendes, conhecido como “Belão do Quintugo”, apontado como braço direito de Edgard Alves de Andrade, o Doca, uma das principais lideranças do CV na região. Ele é acusado de liderar ações criminosas ligadas a tráfico de drogas, comércio de armas e confrontos com quadrilhas rivais.

Participaram da coletiva de imprensa os secretários da Segurança Pública do Rio, Victor dos Santos, e da Polícia Militar, Marcelo de Menezes.

Contexto da ação

A operação foi planejada com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core/PCERJ) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope/PMERJ). O Gaeco (MPRJ) denunciou 67 pessoas por associação ao tráfico, além de três homens por tortura.

Segundo o Ministério Público, o Complexo do Alemão e a Penha são pontos estratégicos para o escoamento de drogas e armamentos e se tornaram bases do projeto expansionista do CV, comandado por líderes como Edgard Alves de Andrade (Doca), Pedro Bala, Gadernal e Grandão.

A denúncia detalha a hierarquia da facção: 15 homens exercem funções de gerência do tráfico, enquanto os demais atuam como soldados, responsáveis por monitoramento e segurança armada. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 42ª Vara Criminal da Capital.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Política

Sérgio Kruke reage à nota de Maria do Carmo: “Não aceitaremos ser ameaçados ou forçados a apoiar A ou B”

Líder conservador criticou tentativa de impor alinhamento político e afirmou que apoiadores não podem ser pressionados a seguir pré-candidaturas.

há 16 minutos

Brasil

Crise no STF ganha dimensão pública após críticas de Gilmar Mendes a André Mendonça em meio ao caso Master

Declarações do decano expõem divergências internas no Supremo e ampliam debate sobre investigações de grande impacto político.

há 47 minutos

Polícia

Suspeito de matar funcionário em condomínio de Manaus tem mais de 30 passagens pela polícia

Rafael Souza Santos, conhecido como “Cajuzinho”, foi atacado após discussão; polícia realiza buscas por morador apontado como autor do crime.

há 55 minutos

Política

Jander questiona apoio de Maria do Carmo a Rosses, acusado de violência doméstica: “mulher tem que ajudar a defender mulheres”

Vereador citou a pré-candidata ao Governo do Amazonas durante confronto com Coronel Rosses.

há 56 minutos

Amazonas

Festival de Parintins 2026 mobiliza mais de 1,2 mil agentes e amplia esquema de segurança com tecnologia de reconhecimento facial

Operação reúne forças estaduais, federais e municipais para reforçar segurança de moradores e turistas durante o festival folclórico.

há 1 hora