A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Mendonça diz que ‘bom juiz deve ser reconhecido pelo respeito, não pelo medo’

Ministro do STF, André Mendonça defende autocontenção do Judiciário e critica ativismo judicial que ignora decisões democráticas e consenso social.

23/08/2025 às 05:00

Notícias do Brasil – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça criticou nesta sexta-feira, 22, o “ativismo judicial”, as interferências do Poder Judiciário em outros Poderes e disse que “um bom juiz deve ser reconhecido pelo respeito, não pelo medo”. Segundo o magistrado, “o Judiciário não pode ser fator de criação e inovação legislativa”, o que lhe rendeu aplausos do público no 24º Fórum Empresarial Lide, realizado no Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

“O Estado de Direito impõe a autocontenção, o que se opõe ao ativismo judicial. O ativismo (judicial) suprime, desconsidera e supera os consensos sociais estabelecidos pelos representantes periodicamente eleitos pelo verdadeiro detentor do Poder, que é o povo”, disse.

Para Mendonça, “nós todos precisamos fazer um compromisso público de que o bom juiz tem que ser reconhecido pelo respeito, não pelo medo. Que as suas decisões gerem paz social e não caos, incerteza e insegurança”.

Mendonça disse que “o ativismo implica na superação da vontade democrática, cujo consenso legítimo pode ser decidido, mas também pode ser não decidir”.

Em junho, o STF decidiu ampliar as obrigações das redes sociais sobre conteúdo produzido por terceiros. Na ocasião, o então presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, afirmou que o Congresso Nacional se omitiu de legislar sobre o tema e, por isso, coube ao Tribunal criar critérios. Mendonça discordou que o STF devesse atuar modificando a lei e defendeu que o papel cabia ao Legislativo.

PUBLICIDADE

Leia também: Adolescente de 12 anos é apreendida suspeita de mandar matar a própria mãe em Manaus

Na palestra, Mendonça ainda disse que “o ativismo judicial implica no reconhecimento implícito de que o Judiciário tem a prevalência sobre os demais Poderes”. O magistrado disse que o Poder Judiciário deveria dar a última palavra no Estado Democrático de Direito, mas não “a primeira e a última”.

Para o ministro, o Poder Judiciário é “sintoma e causa” do enfraquecimento da democracia, e impede o amadurecimento dos demais Poderes.

Mendonça, que foi indicado ao cargo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ainda defendeu a liberdade de expressão e disse que cidadãos devem se expressar “sem medo de serem perseguidos por suas falas públicas, ou de terem suas falas privadas expostas de maneira ilegítima”.

O discurso se deu dois dias depois de a Polícia Federal indiciar o ex-presidente e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por tentativa de obstrução em processo que corre no STF No indiciamento, constam mensagens privadas dos políticos que mostram xingamentos, críticas a outros atores da política e um rascunho em que Bolsonaro pedia asilo na Argentina.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Manaus

Sobe para duas as mortes em acidente entre viatura da Rocam e carro de passeio na Autaz Mirim em Manaus

Everaldo Irineu dos Santos Souza morreu no hospital após o acidente que já havia vitimado sua esposa.

há 27 minutos

Parintins 2026

Festival de Parintins 2026: Mais de mil pessoas visitam o novo sistema de abastecimento de água do Prosai

Moradores e turistas conheceram o funcionamento do Centro de Reservação e Distribuição de Água do Prosai, responsável por ampliar o abastecimento de água tratada na cidade.

há 27 minutos

Brasil

Irmão de Eloá Pimentel, tenente da Rota é baleado na cabeça em atentado na Grande São Paulo

Policial militar foi socorrido por helicóptero da PM, passou por cirurgia neurológica e permanece internado em estado gravíssimo. Suspeitos foram presos.

há 50 minutos

Manaus

Motociclista morre após perder controle da moto e bater em guarda-corpo na zona norte de Manaus

Acidente ocorreu na madrugada deste domingo (28), na avenida Noel Nutels, no bairro Cidade Nova.

há 1 hora

Polícia

Homem é morto após gravar vídeo com denúncias em Manaus

Vítima foi encontrada com marcas de tiros no bairro Compensa. Polícia Civil investiga o caso e ainda não há confirmação oficial sobre as denúncias feitas no vídeo.

há 1 hora