A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Mercado regulado de carbono no País é caminho para integração global, diz secretário da Fazenda

A declaração foi dada após o secretário ser questionado sobre as colocações feitas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

18/12/2023 às 21:15

Foto: Reprodução

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avaliou nesta segunda-feira, 18, que o mercado regulado de carbono, em discussão no Congresso, deverá ser um instrumento importante para a integração do Brasil no comércio global. A declaração foi dada após o secretário ser questionado sobre as colocações feitas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre a inserção ainda não ideal do Brasil nas cadeias globais. Como mostrou mais cedo o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), a entidade apontou que o País permanece “significativamente” menos integrado ao comércio internacional do que outras economias de mercados emergentes de tamanho semelhante, além de ser prejudicado por “muitas barreiras comerciais”, que afetam uma maior integração nas cadeias globais de valor.

PUBLICIDADE

Citando acordos comerciais em negociação, Mello defendeu que o governo brasileiro segue de “forma ativa” buscando acordos e parcerias para integração nas cadeias de valor, reconhecendo, por sua vez, a complexidade da política comercial. “Tem bastante ex-tarifários, é uma coisa complexa de se analisar”, pontuou o secretário sobre o instrumento que permite a redução temporária da taxa de importação de Bens de Capital (BK) e Bens de Informática e de Telecomunicações (BIT).

Ele avaliou, por outro lado, que o “mais importante” para o caso brasileiro será intensificar o processo de integração com a economia global já sob as novas bases tecnológicas e de tendência de descarbonização. “O mais importante nesse processo de integração é fazer isso na nova indústria que surge e crescer no próximos anos em diálogo com novas tecnologias e tendências de descarbonização”, disse. “Como o ministro tem repetido, o caminho para o mundo não é aumento da fragmentação, que temos visto nos últimos anos, também não é retomar globalização da década de 90 que gerou um conjunto grande de desigualdades. É construir a nova globalização baseada nos critérios sociais e ambientais”, concluiu.

Mello também foi questionado sobre a resistência do agronegócio em apoiar a proposta do mercado regulado de carbono elaborada pelo governo. Ele ponderou que o setor agrícola em raros casos é regulado nos mercados de outros Países, mas defendeu a proposta brasileira. “Acreditamos que é possível incluir parte do setor agrícola no mercado de carbono brasileiro. O nosso setor agrícola é moderno e adota práticas sustentáveis, seria beneficiado pela inclusão no mercado regulado de carbono”, disse, ao ressaltar que o agronegócio nacional é altamente tecnológico. O secretário destacou que, além do mercado de carbono, há outros instrumentos que podem ser usados para fortalecer práticas da agricultura.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

Estudante de Medicina é presa após atropelar e matar idoso ao invadir casa com carro

Vitória Caroline M. S., de 29 anos, estava foragida desde o crime. A Polícia Civil investiga o caso como homicídio.

há 15 minutos

Mundo

Miss Venezuela morre soterrada junto ao namorado durante terremotos que devastaram o país

Jovem desapareceu depois que o prédio onde morava desabou durante os fortes tremores que já deixaram mais de 2,2 mil mortos no país.

há 21 minutos

Brasil

Cantor Neto Araújo, ex-Cavaleiros do Forró e vocalista da Collo de Menina, morre aos 42 anos

Artista teve passagem marcante por bandas tradicionais do forró e morreu em Pendências, sua cidade natal, nesta quinta-feira (2).

há 29 minutos

Polícia

Mulher condenada por integrar quadrilha de assaltos é presa pela Polícia Civil em Manaus

Suspeita foi localizada na Zona Sul após descumprir as condições do regime semiaberto e voltar a ser considerada foragida da Justiça.

há 38 minutos

Brasil

Diarista é presa por dopar e assassinar casal de idosos a facadas

Segundo a Polícia Civil, Paola Stefany Neto Cirino afirmou que dopou as vítimas antes do crime e alegou ter sofrido um “surto psicótico”.

há 38 minutos