Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Ministério da Agricultura alerta para azeite impróprio para consumo após identificar fraude em lote

Análises identificaram mistura de outros óleos vegetais em lote da marca San Paolo.

Por Beatriz Silveira

26/05/2026 às 20:02 - Atualizado em 02/06/2026 às 09:54

 

foto do azeite extravirgem san paolo considerado impróprio para consumo

Foto: Reprodução

Resumo

O Ministério da Agricultura emitiu um alerta aos consumidores sobre um lote do azeite extravirgem da marca San Paolo considerado impróprio para consumo. Segundo análise realizada pela fiscalização, o produto apresentava mistura de outros óleos vegetais, caracterizando fraude na composição do azeite.

Notícias do Brasil – O Ministério da Agricultura divulgou um alerta de risco à saúde envolvendo um lote do azeite de oliva extravirgem da marca San Paolo, considerado desclassificado e impróprio para consumo humano.

De acordo com o órgão federal, análises laboratoriais identificaram irregularidades no lote 260289 do produto, que apresentava mistura de outros óleos vegetais na composição, configurando fraude.

Fiscalização encontrou irregularidades no produto

A operação foi conduzida pela Secretaria de Defesa Agropecuária, responsável pela fiscalização de produtos alimentícios no país.

Além da adulteração identificada nas amostras analisadas, a fiscalização também encontrou problemas relacionados à empresa responsável pela importação e comercialização do azeite.

Leia também: Governo do Amazonas tem dez pontos de comercialização das Feiras de Produtos Regionais da ADS em Manaus; confira

Segundo o Ministério da Agricultura, o produto não apresentava documentos fiscais adequados e nem o número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa no rótulo, o que também caracteriza irregularidade.

Governo determinou recolhimento imediato do lote

Diante das irregularidades encontradas, o Ministério da Agricultura determinou o recolhimento imediato do lote do mercado.

A orientação do órgão é que consumidores interrompam imediatamente o uso do produto e solicitem a substituição conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor.

O ministério reforçou que produtos adulterados podem representar riscos à saúde e prejudicar a confiança do consumidor em alimentos comercializados no país.

Empresa será autuada

Segundo o governo federal, a empresa responsável pelo produto foi oficialmente notificada sobre as irregularidades encontradas.

No entanto, conforme o Ministério da Agricultura, não houve manifestação dentro do prazo estabelecido pela fiscalização.

Diante disso, a empresa deverá ser autuada administrativamente pelas infrações identificadas durante a operação.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

Jovem traído flagra namorada “coisando” com amigo em praia e parte para agressão

Homem surpreendeu a namorada mantendo relações sexuais com o amigo na faixa de areia. Revoltado, ele iniciou as agressões, que se intensificaram com a chegada de amigos.

há 14 minutos

Polícia

Detento é encontrado morto em cela de delegacia no interior do Amazonas

Homem estava custodiado na Delegacia de Polícia de Tefé; Polícia Civil vai investigar as circunstâncias da morte.

há 19 minutos

Esporte

Espanha e Bélgica disputam vaga na semifinal da Copa do Mundo nesta sexta-feira

Seleções entram em campo pelas quartas de final do Mundial; vencedor enfrentará a França na próxima fase.

há 34 minutos

Manaus

Criminosos assaltam mulheres em plena luz do dia em rua da Zona Norte de Manaus

Dupla abordou uma mulher e uma estudante que caminhavam pela via; suspeitos levaram celular e uma sacola durante a ação registrada por câmeras.

há 43 minutos

Brasil

Pai é preso após chutar a própria filha de 3 anos no rosto

Imagens gravadas por câmera de segurança deram início às investigações, que apontaram um possível ciclo de violência contra duas crianças no interior do Paraná.

há 1 hora