Pesquisar por em AM POST

Brasil

Ministério da Agricultura confirma mais 2 casos de gripe aviária em aves silvestres

No total, há 102 casos da doença em aves silvestres no País e três focos em produção de subsistência, de criação doméstica, somando 105.

  • Estadão Conteúdo

  • 18/09/2023 às 21:16

  • Atualizado em 19/09/2023 às 10:57

  • Leitura em 1 minuto

blank

Ministério da Agricultura confirma mais 2 casos de gripe aviária – Foto: Estação Ecológica do Taim/ICMBio

O Ministério da Agricultura informou, em atualização na plataforma oficial às 19h, que dois novos focos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) em aves silvestres foram detectados no Brasil. No total, há 102 casos da doença em aves silvestres no País e três focos em produção de subsistência, de criação doméstica, somando 105.

Veja mais matérias sobre gripe aviária no Brasil

A mais recente ocorrência em criação doméstica foi confirmada pelo Ministério nesta tarde em uma pequena criação de galinhas em Bonito (MS). Segundo informações do órgão, existem outras seis investigações em andamento, com coleta de amostras, mas ainda sem resultados laboratoriais conclusivos. Dos casos investigados, um se trata de uma galinha em criação doméstica em Lucas do Rio Verde (MT), outro de uma galinha em Jerônimo Monteiro (ES) e um terceiro de uma galinha em Castanhal (PA).

PUBLICIDADE

As notificações em aves selvagens e/ou em criações de subsistência não afetam o status do Brasil como país livre de GAA e não geram restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, conforme estabelecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank