A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Ministério da Saúde alerta para risco de retorno do sarampo no Brasil

Fluxo de turistas e cobertura vacinal abaixo da meta aumentam risco de novos casos no país.

Por Beatriz Silveira

23/04/2026 às 19:25 - Atualizado em 24/04/2026 às 07:21

Profissional de saúde preparando vacina contra o sarampo para imunização preventiva

Foto: Reprodução

Resumo

O Ministério da Saúde emitiu alerta sobre o risco de reintrodução do sarampo no Brasil diante do aumento de casos nas Américas e da proximidade da Copa do Mundo de 2026. A principal preocupação é o fluxo de viajantes e a baixa cobertura vacinal em parte da população.

Notícias do Brasil –O Ministério da Saúde emitiu um alerta epidemiológico sobre o risco de reintrodução do sarampo no país. A preocupação está relacionada ao aumento de casos nas Américas e ao fluxo de turistas durante a Copa do Mundo FIFA 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá.

Aumento de casos preocupa autoridades sanitárias

Dados recentes apontam crescimento expressivo da doença nos países-sede do evento. O Canadá registrou mais de 5 mil casos em 2025, enquanto o México ultrapassou 6 mil notificações no mesmo período. Nos Estados Unidos, os registros também superam dois mil casos.

Leia também: Perícia é realizada em viatura usada por PMs no momento da morte de jovem durante abordagem em Manaus

Região perdeu status de área livre da doença

Em novembro de 2025, a região das Américas perdeu o status de zona livre de transmissão endêmica do sarampo. Globalmente, foram quase 250 mil casos confirmados em 2025, cenário associado à baixa cobertura vacinal.

Brasil apresenta risco de novos casos

Apesar de ter recuperado o status de país livre da doença em 2024, o Brasil já registrou 38 casos em 2025, sendo a maioria em pessoas não vacinadas. Em 2026, novos registros foram confirmados em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Vacinação é principal forma de prevenção

A recomendação do Ministério da Saúde é que viajantes atualizem a caderneta vacinal com pelo menos 15 dias de antecedência antes de viagens internacionais.

Orientações variam conforme faixa etária

  • Bebês entre 6 e 11 meses devem receber a dose zero antes da viagem
  • Crianças e adultos até 29 anos devem ter duas doses registradas
  • Adultos entre 30 e 59 anos precisam de pelo menos uma dose

Cobertura vacinal ainda é insuficiente

Embora a primeira dose da vacina tenha alcançado mais de 90% de cobertura em 2025, a segunda dose ainda está abaixo da meta nacional, o que mantém o país em situação de vulnerabilidade.

Monitoramento é essencial após viagens

A orientação é que viajantes que apresentarem sintomas como febre e manchas pelo corpo procurem atendimento médico e informem histórico recente de viagem.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Esporte

Saiba quando será o próximo jogo do Brasil na Copa do Mundo 2026

Seleção enfrenta a Escócia na última rodada da fase de grupos e busca confirmar vaga nas oitavas de final

há 11 minutos

Brasil

Presidente da CBF diz à esposa que flagra com suposta amante foi criado por IA, segundo LeoDias

Declaração atribuída a Samir Xaud repercute nas redes sociais e amplia sequência de polêmicas envolvendo o dirigente.

há 17 minutos

Caiu na rede é post!

Diarreia faz Simone Mendes abandonar palco durante show e momento viraliza nas redes sociais

Cantora interrompeu apresentação em Mossoró após relatar problemas intestinais que já duravam dois dias.

há 40 minutos

Brasil

Trump diz que Lula está “muito volátil” e afirma: “Não sou fã dele, nem desgosto”

Declaração do presidente dos Estados Unidos amplia troca de críticas entre os dois líderes após encontro durante a cúpula do G7.

há 47 minutos

Brasil

Ataque hacker tira sistema da Defesa Civil do ar e dispara alerta falso em todo o Brasil

Mensagens indevidas foram enviadas para celulares em vários estados; Polícia Federal investiga invasão.

há 1 hora