A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Ministério da Saúde amplia idade para receber vacina contra a dengue

Novas regras valem para vacinas próximas à data de vencimento.

15/02/2025 às 11:07 - Atualizado em 15/02/2025 às 11:36

As vacinas contra a dengue que estiverem próximas às datas de vencimento poderão ser aplicadas em pessoas com idades fora da faixa etária estipulada para o Sistema Único de Saúde (SUS) e poderão ser remanejadas para municípios ainda não contemplados pela vacinação.

A recomendação está em nota técnica para todos os estados e o Distrito Federal publicada nesta sexta-feira (14). O objetivo, segundo a pasta, é garantir que todos os imunizantes adquiridos cheguem à população, ampliando a proteção contra a doença.

PUBLICIDADE

Agora as doses com um prazo de 2 meses de validade poderão ser remanejadas para municípios ainda não contemplados pela vacinação contra dengue ou ser aplicadas em faixa etária ampliada, contemplando pessoas de 6 anos a 16 anos de idade.

Já para as vacinas que completarem 1 mês de validade, a estratégia poderá ser expandida até o limite etário especificado na bula da vacina, abrangendo a faixa etária de 4 anos a 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

O imunizante, no âmbito do SUS, é voltado para aqueles com idade entre 10 anos e 14 anos.

De acordo com o Ministério, a expansão do público-alvo deve considerar a disponibilidade de doses e a situação epidemiológica de cada estado e município. Além disso, a pasta deve ser devidamente informada pelas unidades federativas sobre a implementação da estratégia temporária de ampliação da vacinação.

PUBLICIDADE

Todas as doses administradas devem ser registradas na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) de forma a garantir a segunda dose e o monitoramento completo do processo de imunização.

Busca ativa
Para completar o esquema vacinal, é preciso tomar duas doses da vacina, o que garante a imunização oferecida pela vacina.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2024, 6,5 milhões de doses foram enviadas aos estados e municípios, mas apenas 3,8 milhões foram aplicadas. A situação é ainda mais preocupante entre os adolescentes. Aproximadamente 1,3 milhão de jovens que iniciaram o esquema vacinal não retornaram para a segunda dose.

O ministério recomenda que estados e municípios intensifiquem as estratégias de busca ativa, identificando e mobilizando aqueles que ainda não completaram o esquema vacinal.

Vacina
O Brasil foi o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. A vacinação no país teve início em fevereiro de 2024 em 315 municípios e, desde então, vem sendo ampliada, chegando atualmente a 1.921 municípios, de acordo com o Ministério da Saúde.

Em 2024, a vacina da dengue foi incorporada ao SUS para o público de 10 anos a 14 anos de idade que reside em localidades prioritárias, conforme critérios definidos a partir do cenário epidemiológico da doença no país e decisão pactuada com estados e municípios na Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Política

Coronel Rosses espalha mentira criminosa contra prefeito Renato Junior, foge da responsabilidade e apaga vídeo após ser desmascarado

Parlamentares questionaram a ausência de provas em publicação feita pelo vereador nas redes sociais.

há 7 minutos

Amazonas

Após seca histórica, Amazonas registra aumento de 87 mil hectares de superfície de água

Levantamento do MapBiomas mostra crescimento de áreas cobertas por água após dois anos de seca, embora parte das bacias hidrográficas ainda permaneça abaixo da média histórica.

há 22 minutos

Amazonas

Recicla, Galera quer recolher 12 toneladas de resíduos durante o Festival de Parintins

Projeto chega à quinta edição com ações de educação ambiental, coleta seletiva e geração de renda para catadores durante o maior festival cultural da Amazônia.

há 39 minutos

Polícia

Funcionários que trabalham nas obras da BR-319 são presos após denúncia de estupro coletivo no Amazonas

Investigação aponta que mulher teria recebido substâncias sedativas em bebida alcoólica antes do crime.

há 44 minutos

Amazonas

MP investiga Câmara de Canutama por supostas contratações irregulares sem concurso

Ministério Público apura se funções permanentes da estrutura administrativa da Câmara estão sendo ocupadas por servidores comissionados em desacordo com a legislação.

há 1 hora